Abayomi são bonecas de pano feitas artesanalmente com nós e utilizando o mínimo possivel de ferramentas. De acordo com a Wikipédia: “A palavra abayomi tem origem iorubá, significando aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente.”

Ainda segundo a Wikipédia: “O nome é comum na África, principalmente África do Sul”.

Confeccionar esta boneca pode auxiliar tanto o desenvolvimento da coordenação motora e pensamento lógico quanto o desenvolvimento emocional das crianças. Portanto, elaborei um vídeo simples com a explicação do passo a passo para produzir as Abayomis.

E que elas tragam muita felicidade para vocês!

beijão

 

 

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

13 comentários em “Abayomi – bonecas de pano

  1. Érika de Cássia on said:

    PARABENS PELA INICIATIVA…SOU PSICOPEDAGOGA, E AS SUGESTÕES DE VCS AMPLIAM E MELHORAM CADA VEZ MAIS MINHA VISÃO COMO ESPECIALISTA, E MEU TRABALHO EM SI.
    ESTOU AMANDO TODOS OS POST

  2. Oi, quantas ideias maravilhosas… Muito obrigada, bjs

  3. Rute Félix de Sousa on said:

    é muito lindo o seu trabalho, este desenvolvimento é fundamental a todas as crianças que se encontra num aprendizado com déficit.

  4. vanuza oliveira on said:

    estou no ultimo ano da pós graduação m psicopedagogia.
    as sua dicas estão me ajudando muito.
    parabéns! pela a iniciativa.

  5. mara silvia da fonseca on said:

    Olá Solange, Quero agradecer a disponibilidade de idéias tão criativas e úteis. Sou psicopedagoga e psicomotricista e achei o seu site genial e também muito gentil da sua parte compartilhar seu trabalho conosco. Que Deus abençoe cada dia mais a você e ao seu trabalho.

  6. Obrigada novamente (sempre)! Muito lindo, já compartilhei nos grupos!
    Rita

  7. Sou Pedagoga e estou cursando o ultimo ano de pós graduação em Psicopedagogia e amei o seu site, que você
    seja muito abençoada por compartilhar conosco todo este material, adorei as abayomi vou fazer com minha turma.Grande abraço.
    Otilia

  8. Sou estudante de Pedagogia e adorei encontrar seu site,muitas coisas boas!! Obrigada por dividir conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *