Olá!

A sugestão de hoje é suuuuupeeer simples, mas absolutamente eficiente.

Promova este jogo após a explicação do que é adjetivo e substantivo.

É necessário:

– uma caixa com várias fichas contendo adjetivos e substantivos;

– um tabuleiro do Jogo da Velha (as crianças podem fazer em uma folha).

Procedimento:

Cada criança antes do início do jogo escolhe uma categoria (adjetivo ou substantivo). Devem ser utilizadas as regras do Jogo da Velha, ou seja, ganha o primeiro que colocar três fichas seguidas da sua categoria na horizontal, vertical ou diagonal. Se o tabuleiro ficar completo sem ninguém ter conseguido uma sequência é porque “deu velha”.

O detalhe deste jogo é que as crianças terão que escolher na caixa as fichas adequadas para a sua categoria. Assim, brincando estarão exercitando. É comum entrarem em discussões do tipo “isso não é um adjetivo”. É uma excelente forma de aprender!

Espero que tenham gostado!

bjos

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *