Anagrama

Oieee!

Gente, vocês já fizeram anagrama, aqueles jogos com palavras? Para quem não conhece, no anagrama utilizamos as mesmas letras de uma palavra para transformar em outra apenas rearranjando suas posições. Não repetimos letras e também não podemos tirar ou acrescentar outras. Um exemplo bem conhecido: ROMA anagrama de AMOR.

Utilizar o anagrama na alfabetização é muito bom porque é uma atividade instigante. Há um motivo para se escrever, no caso, descobrir um enigma. Está bem longe de ser uma atividade repetitiva e sem propósito. Isso é letramento. 🙂

Aliás, por falar em letramento,  estava pesquisando sobre o tema quando peguei em minhas mãos o livro Letramento: um tema em três gêneros, de Magda Soares e, aleatoriamente, abri na página 42. Nesta página há um poema muito lindo escrito por Kate M. Chong, uma estudante norte-americana de origem asiática -. As seguintes estrofes chamaram a minha atenção:

” O que é letramento?

[…]

É um atlas do mundo,

sinais de trânsito, caças ao tesouro, manuais, instruções, guias, e orientações em bulas de remédios,

para que você não fique perdido.

Letramento é, sobretudo,

um mapa do coração do homem, 

um mapa de quem você é,

e de tudo que você pode ser.” 

Para que eu, você e nossas crianças sejamos o que queremos ser precisamos do sentimento da confiança.

Em suma – porque hoje estou bem tagarela neste texto… haha -,  a criança quando consegue resolver um enigma tem sua auto-estima elevada e se sente capaz para enfrentar outros desafios. Cabe a nós sabermos a dose certa da mediação, ou seja, nem demais e nem de menos.

Tem arquivo PDF com as fichas para esta atividade no nosso site. Para adquirir clique no link disponível no final deste post.

Sugestão de uso:

A criança escolhe uma ficha e lê a palavra que os gatos estão formando. Utiliza as mesmas letras da palavra que ela leu para formar outra. Não poderá acrescentar e nem tirar nenhuma letra, ou seja, apenas reorganiza as posições. Caso ela não descubra, ofereça uma pista.

Após, a criança pode produzir um texto com as palavras descobertas.

Espero que este post tenha contribuindo. Um beijão!

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 14 fichas + 1 cartela com pistas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.