Oie! Esta atividade que estou compartilhando eu aprendi na minha formação do magistério. Isso foi lá na década de 80, nas aulas ministradas pela professora Shirley Bell. É, o tempo passa..rsrs

É necessário:

Letras de EVA ou fichas com letras dentro de uma caixa.

Procedimento:

Você faz o movimento da letra nas costas da criança e ela tenta descobrir qual letra você fez. Diz o nome e procura a letra na caixa. Lembrando que, dependendo da dificuldade da criança, você deve colocar apenas algumas letras dentro da caixa. Isso é para evitar que o nível de exigência mental seja tão alto que a criança desanime da atividade.

Essa e outras ideias constam na apostila em PDF que você vê abaixo. As atividades foram selecionadas a partir de estudo e pesquisa bibliográfica, mas, especialmente, são fundamentadas em experiência prática. Confira!

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

6 comentários em “Aprender o alfabeto

  1. Rosângela on said:

    Excelente idéia.

  2. maria Tatiana on said:

    show de bola essa atividade

  3. Patricia Gauland on said:

    Muito bom, parabéns e obrigada pela dica !

  4. Conheci seu blog e estou adorando as dicas. parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *