imageOie!

Gente, quem é pai ou mãe aqui me responda: em se tratando de escola, existe coisa mais emocionante do que o filho da gente chegar em casa feliz porque está gostando? E mais, dizer que a professora é excelente e que fez uma brincadeira super divertida?! Não, né?! E olha que o meu filho não está no jardim de infância. Ele está no ensino médio!!!

Esta atividade, extremamente simples, mas nem por isso menos valiosa (!), é uma adaptação de uma ideia que a professora Nadja Maria utilizou na sala do Senai aqui em Blumenau. Lá a disciplina era inglês e havia perguntas para eles responderem. Vocês também podem utilizar assim! Inclusive para tabuada, já pensou que legal?

Como eu sou louca por alfabetização, a minha sugestão é para estimular o desenvolvimento da consciência fonológica.

É necessário:

– uma bola feita com várias folhas de papel. Em cada folha colocar figuras (pode ser recortes de revistas).

imageProcedimento:

As crianças ou adolescentes em círculo, um passa para o outro (ou joga) a bola de papel. Cada um que recebe a bola deverá tirar e abrir uma das folhas, olhar a imagem e dizer uma outra palavra que começa com o mesmo fonema da imagem. Pode ser combinado final ou meio da palavra (!).

Bom, cheguei ao fim deste post, mas preciso terminar deixando um beijão para essa professora que me inspirou a escrever esse post!

Mais ideias para alfabetização na apostila em PDF abaixo:

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

5 comentários em “Aprender pode ser divertido!

  1. Érika de Cássia Lopes Silva on said:

    Sol, ameiiiii demais essa ideia. Vou copiar kkkk. Depois te envio as fotos dessa atividade com meus pequenos. Obrigada por compartilhar conosco tantas sugestões. Beijos e parabéns!

  2. SILVANA SIQUELLI on said:

    muito 10

  3. Muito boa idéia.dá para fazer com os pequenos escrevendo o nome para reconhecerem

  4. Obrigada pelos comentários, meninas! Vocês são demais!!! <3

  5. Cristiane Francisco de Araujo Macedo on said:

    Adorei. Com certeza vou fazer com meus alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *