Esta atividade é bem conhecida. Pelo menos é esta minha impressão, porque sempre que sugiro ela para um(a) professor(a) ouço que já a conhece. Porém, gosto de perguntar: “Conhece, que ótimo! Mas a utiliza? Com que frequência?”

De qualquer forma, sendo novidade ou não, resolvi compartilhar porque as crianças amam esta caixa. E precisamos utilizá-la com mais frequência, afinal, temos neurônios em toda extensão do nosso corpo capazes de nos ajudar a entender e compreender melhor o mundo. Também penso que é importante lembrar que não são os nossos olhos que leem e sim o nosso cérebro.

Dependendo do objetivo que pretendemos alcançar podemos colocar letras, números, brinquedos…

Então vamos lá: supondo que o objetivo seja ajudar a reconhecer as letras do alfabeto, você vai precisar:

1 – caixa com um furo;

2 – letras em EVA.

Procedimento:

Pedir para a criança fechar os olhos, pegar uma letra dentro da caixa e apenas utilizando o tato descobrir qual é a letra.

Importante: para crianças que não sabe nenhuma letra é recomendável nas primeiras vezes que realizar esta atividade colocar apenas algumas letras.

Vamos ampliar?

– Peça para a criança dizer o som da letra;

– uma palavra que começa com esta letra;

– registrar a palavra no quadro;

– Por fim, escrever um texto que contenha algumas das palavras que as crianças (ou  você) registraram no quadro.

Legal né?! Espero que utilizem. Ah! Podem compartilhar conosco as suas experiências. 😉

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

10 comentários em “Caixa tátil

  1. Ótima idéia. Podemos utilizar aquela caixa de EVA que vem com formas com texturas, e adaptar colocando as letras. Obrigada pela dica! Bj

  2. Gostei muito dos materiais.

  3. ADORO DE PAIXÃO SEU TRABALHOOOOOOOOO

  4. AJá utilizei a caixa de maneira diferente com alunos com deficiência para apresentar tipos de texturas.Mais uma oportunidade de utiliza-la. Legal

  5. joice mendes on said:

    Amei as atividades, gostaria de receber as novidades,sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *