Olá!

A sugestão de hoje é para utilizar com as crianças que já compreenderam a adição, a subtração… e que serão beneficiadas se memorizarem o resultado de alguns cálculos. Costumo dizer para as minhas crianças que se souberem “de cabeça” alguns cálculos, isso irá facilitar outros. Por exemplo, se sabemos que 5 + 5 é 10 é fácil saber o resultado de 5 + 6 porque é só um a mais, ou seja, apresento a elas a estratégia de fazer associações. Dito isto é hora do jogo!

É necessário:

Fichas contendo operações de matemática e fichas contendo os seus respectivos resultados.

Procedimento:

O jogo ocorre da mesma maneira que um jogo de memória de imagens. A criança vira uma ficha com a operação matemática e deverá virar outra ficha que contém o resultado. Se acertar fica com a ficha, se errar é a vez de outra criança.

Simples e eficiente, não é mesmo? Espero que esta sugestão seja útil para você!

Beijoooos

Veja esta apostila gratuita em nossa loja:

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

4 comentários em “Cálculo mental

  1. Saudade de ver suas ideias inspiradoras…

    • Solange Moll on said:

      Oi, Vanessa! Precisei de um tempinho, mas agora estou postando novidades! Obrigada pelo contato, são pessoas como você que me fazem continuar. 😀

  2. MARIA MARLENE SANTOS on said:

    QUE IDEIAS OTIMAS ,ADOREI, MUITO BOM TRABALHAR COM SUAS IDEIAS INSPIRADORAS.
    PARABÉNS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *