Criança gosta de movimento e isso não é novidade para ninguém, não é mesmo? Então, que tal colocar uma pitada a mais de movimento na hora de escrever e ainda de quebra estimular a criatividade? Heinn???

Será necessário:

– papel, lápis e borracha para cada criança que participar da atividade.

Procedimento:

Organize as crianças sentadas em círculo.

Diga para elas escreverem o nome delas na parte superior da folha. Depois deverão escrever apenas uma palavra que servirá como início de uma frase. Saliente a necessidade de escrita com letra legível!

Ao seu sinal a criança deverá deixar sua folha na carteira, ir para o lugar do seu colega da esquerda e escrever na folha dele uma outra palavra que faça sentido com aquela que o colega escreveu. Assim a atividade continua até a criança chegar ao seu lugar original.

Depois cada criança irá ler para o grupo o texto da sua folha. Alguns textos farão sentido, outros não.

Esse será um momento excelente para cada criança fazer as correções que julgar necessário, e, claro, você fará a mediação.

Viu que maneira legal de trabalhar escrita, leitura, ortografia…??? Mesmo que, em um primeiro momento, esta atividade gere uma certa confusão, faça-a outras vezes. Você verá que pouco a pouco as crianças ficarão mais organizadas e criativas.

Variação: ao invés de palavras, as crianças poderão fazer desenhos. Ou seja, uma criança faz um desenho e os colegas vão acrescentando outros desenhos que façam sentido. Depois é só organizar uma exposição! Vai ser o máximo!! Não esqueçam de me convidar…hehehe

Beijão!

Em nossa loja conheça outra ideia para trabalhar produção de texto:

 

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Criatividade para escrever

  1. Desde que vi tuas ideias não parei de explorar a página. Comprei algumas e estou apaixonada por todas.

    Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *