É bem comum no início da alfabetização a confusão na escrita de palavras que envolvam as letras P e B. Isto porque o som delas é muito semelhante.

Uma boa dica é dizer para as crianças colocarem a mão na frente da boca e pronunciar a letra P e depois a letra B.  Ao pronunciar a letra P vão sentir na palma da mão um ventinho quente.

Dito isto é hora de brincar!

Para a brincadeira é necessário dois baldes e uma bola. Em um dos baldes colar a letra P e no outro a letra B.

A professora diz uma palavra que começa com P ou B (pote, balança, pipa, preto, blusa…).

A criança deverá descobrir se a palavra começa com P ou B e jogar a bola dentro do balde com a letra correspondente. Poderá utilizar o recurso de colocar a mão na frente da boca ao pronunciar a palavra.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

7 comentários em “Diferenciar as letras B e P

  1. Este site está divino…
    Um abraço
    Luiza

  2. Acabei de conhecer este site pelo Facebook, já fiquei encantada. Vou divulgar para minhas amigas professoras. Beijos.

  3. Eu sou apaixonada por esse site!
    Incrível o capricho como as oficinas e matérias são feitas, lindo de se ver !

  4. Jóia!! Com certeza a garotada irá adorar!! bjus

  5. Olá, ótima ideia! as crianças se divertem aprendendo. Além disso desenvolvem outras áreas além das letras ou das palavras, podemos trabalhar também com a cor, coordenação motora, enfim, muito obrigada, Abraços!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *