fbpx

Dinâmica para reflexão de estereótipos e preconceitos

Dinâmica para reflexão de estereótipos e preconceitos

Infelizmente, é  comum nas escolas acontecer brigas provocadas pela dificuldade em respeitar as diferenças. Sejam elas físicas, de comportamento ou pontos de vista diferentes de pensar.

A dinâmica que será proposta tem o objetivo de auxiliar na reflexão sobre os problemas que são gerados pelas atitudes de preconceitos.

Adaptação da atividade “Ética e estereótipos, do livro Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências, de Celso Antunes.”

Preparação:

Organizar etiquetas que contenham escrito em letras bem visíveis: SOU SURDO: GRITE; SOU PODEROSO: RESPEITE; SOU ENGRAÇADO: RIA; SOU INTELIGENTE: ADMIRE; SOU BRIGÃO: TENHA MEDO; SOU ANTIPÁTICO: EVITE; SOU DOENTE: NÃO SE APROXIME…

Procedimento:

Colocar uma etiqueta na testa de cada um dos alunos (algumas podem ser repetidas). No entanto, os alunos não podem saber o que está escrito em sua própria testa. Peça que discutam algum assunto polêmico que você possa sugerir. Os alunos deverão levar em consideração as etiquetas que os colegas tem em suas testas, sem porém informá-los. Esta discussão vai se tornar inviável para a maioria dos alunos. Após essa tentativa, será proposto uma reflexão sobre os estereótipos e preconceitos. Porém, jamais o professor deverá se manifestar como o juiz. O importante é levar os próprios alunos a discutir o tema: preconceito e suas consequências em nossa sociedade.

4 Comentários

  • Siene Postado 3 03-03:00 dezembro 03-03:00 2016 4:40 PM

    Boa tarde!quem é a autora dessa dinâmica

    • Solange Moll Postado 5 05-03:00 dezembro 05-03:00 2016 8:38 AM

      Oi, Siene! Está escrito ali no texto.

  • VANUSA Postado 26 26-03:00 março 26-03:00 2011 1:57 PM

    PÁRABENS! BOA ATITUDE!! PRECISAMOS SUPERAR TODOS OS TIPOS DE PRECONCEITOS, POIS INFELIZAMENTE AINDA EXISTEM …VAMOS A LUTA, SOU BRASILEIRO NÃO DESISTO NUNCA… UM GRANDE ABRAÇO…VANUSA

    • Solange Moll Postado 26 26-03:00 março 26-03:00 2011 2:39 PM

      Olá Vanusa!
      É isso aí, desistir jamais!
      Solange

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.