wpid-Photo-01072014-1432.jpgOlá! Inicio este texto dizendo que na minha opinião (sim, eu sei que não sou dona da verdade..rs), o nosso trabalho de intervenção deve focar na correção da escrita ilegível e não na letra feia. Tá, eu sei que ter letra bonita é tudo de bom, mas vamos deixar claro que também não é sinônimo de inteligência..rs

Também gostaria de dizer que esta atividade vai servir para muitas crianças e não somente para aquelas que estejam apresentando sinais de disgrafia. Foi organizada supondo que você tenha feito uma avaliação com a criança e verificado que um dos motivos para sua letra ilegível é porque comete erros no traçado da letra, por exemplo, repete movimentos desnecessários. Ou então, não sabe direito por onde começar a letra.

Você vai precisar:

– Uma pasta com 26 plásticos. Dentro de cada plástico você coloca uma letra do alfabeto com setas para sinalizar a direção que as letras devem ser escritas (veja imagem);

– cartões com imagens para associação com as letras (já ajuda na alfabetização);

– massinha de modelar;

– pequenos prendedores (pode ser clips);

– canetinha;

– flanela.

Procedimento:

A criança inicia fazendo a letra com a massinha de modelar. Depois procura quais dos cartões contêm uma figura cujo nome inicia com a letra que estiver sendo trabalhada e fixa com o prendedor na pasta. Por fim, passa a canetinha na letra (observando a indicação das setas) por cima do plástico. Apaga com a flanela e refaz o movimento.

É importante o registro desta atividade, ou seja, ao terminar peça para a criança escrever em um papel para ver se ela compreendeu.

De uma maneira geral as crianças gostam muito de levar esta pasta para completar em casa.

Por hoje é isso, espero que você possa aproveitar.

Beijão

Em nossa loja tem disponível um arquivo em PDF com o alfabeto maiúsculo e minúscula que pode ser utilizado para organizar a pasta mencionada neste post. É enviado por e-mail. Clique no link abaixo para adquirir.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

14 comentários em “Disgrafia: atividade para intervenção

  1. Adorei… tudo que vc posta é muito atrativo pra criança e tem um resultado incrível!!! Bjs

  2. Conheci seu blog a poucos dias, mais já estou apaixonada por ele. Suas idéias são ótimas.
    Obrigada Consuelo

  3. Ana Alice Oliveira Nascimento da Cruz Lins on said:

    Muito bom! Gostaria de receber se possível por e-mail dicas e sugestões de jogos para alunos com discalculia, altismo, etc! Bjosss!

  4. Parabéns pelas dicas. O site é perfeito

  5. Olá Solange, acabei de comprar vários materiais seus. Recebi tudo por e-mail. A minha dúvida é… vc envia algo para casa? Não entendi o porquê de cadastrar o endereço de entrega.

  6. Renata Milena on said:

    Boa Noite Solange. Me interessei no material que vi sobre Disgrafia: atividade para intervenção. E vi que o material chega por e-mail então gostaria de saber se esse valor de 1,99 corresponde às 26 letras com as setas de sinalização para que possamos imprimir em casa.

    • Olá, Renata! O valor de 1,99 é referente a apostila “Vamos aprender o alfabeto” .
      O valor do material que você citou é R$ 5,00 e o nome dele é “Arquivo Alfabeto com Setas”.
      Visite nossa loja para mais detalhes.

  7. Jurema maria c carneiro on said:

    Não sei como comprar os jogos,pois por ter um valor muito accesível,não sei se posso usar o cartão de crédito através da internet.

  8. Adeni de Oliveira Queiroz on said:

    Boa tarde,sou professora do pré ll e tenho uma aluna de cinco anos com hidrocefalia e gostaria de saber se vocês tem sugestões de materiais e atividades para se trabalhar com crianças nessa condição,grata!

  9. Rosilane Adriano Santana on said:

    Amei!! Vou utilizar esta atividades com alunos que apresentam esta dificuldade na escrita. Parabéns !!!!

  10. Meu nome é Katia, estou cursando Pós em Psicopedagogia Clinica e Institucional e estou amando, estou tendo q apresentar vários trabalhos sobre as várias dificuldades de aprendizagens e adorei suas dicas, inclusive o da pasta com os alfabetos. Gostaria de saber como comprar e se tem o alfabeto no formato de letra de forma e cursiva ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *