Olá, Pessoal! Este envelope para leitura eu aprendi com a minha querida amiga Profª. Cleide Machado de Jesus. É excelente para crianças em início do processo de alfabetização ou que estejam apresentando dificuldade na aprendizagem da leitura.

 

Sugestão de materiais:

– 1 folha de papel canson;

– cola;

– algumas tiras de cartolina no tamanho 30 cm x 5 cm;

– canetinhas.

Procedimento:

Dobrar e colar a folha de papel canson de uma maneira que as laterais fiquem abertas e que as tiras de cartolina possam passar por dentro dela. Escrever palavras nas tiras de cartolina e colocar uma de cada vez dentro do envelope.

A leitura acontece mostrando partes da palavra para as crianças. É uma maneira de instigá-las a descobrir qual palavra está escondida.

Exemplos:

Supondo que a palavra escondida seja “sapato”. Você mostra a primeira letra e pergunta:

– Que letra é essa?

– Qual som ela tem?

– Quem gostaria de dizer qual palavra está escondida?

Presumindo que uma criança responda “sorvete”. Você parabeniza a tentativa e mostra o final da palavra escondida. Que neste caso será a letra “o” e diz:

– Agora temos qual letra?

– Qual som essa letra tem?

– A palavra sorvete que você sugeriu termina com que som?

– Será que a palavra escondida pode ser sorvete?

Você também pode dar pistas.

Exemplo:

– Essa palavra e o nome de um calçado. Quais calçados vocês conhecem que começam com o som /s/ e terminam com o som /o/?

E assim você vai instigando as crianças a perceberem o início, meio, fim, sílaba inicial, sílaba medial, sílaba final, até que por fim revele a palavra escondida.

Então, gostaram? Espero que sim!!!!

bjos 🙂

Conheça este jogo disponível em nossa loja virtual:

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

7 comentários em “Envelope para leitura

  1. Oi amiguinha…. sempre criando…. SAUDADES!!!!!
    Beijo grande pra vc!!!

  2. Parabéns pelas atividades!!!! São muito criativas, divertidas e usarei muitas delas com meus alunos!!!! Sucesso!!!

  3. Olá Solange tudo bem?
    Gostaria de uma orientação, sou professora mais nunca lecionei para ensino fundamental, somente educação infantil.
    Tenho uma amiga, e sua filha tem dificuldades de aprendizagem gostaria ajudá-la, mas não sei como começar. Agradeço desde já obrigada.

  4. lindo trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *