imageOlá! Este é um recurso para motivar a leitura das crianças. Especialmente aquelas que estão iniciando o processo de leitura. Utilizo em meus atendimentos e sempre faz sucesso.

É preciso:

– uma tabela com sílabas;
– lápis de cor;

– recorte de papel em formato de uma escada (fiz o recorte em uma folha de scrapbook);

– tiras de papel em vários tamanhos para servirem como degraus. Estas tiras deverão encaixar-se na escada descrita anteriormente.

 

Procedimento:

Mostre para a criança uma sílaba da tabela. Se a criança conseguir ler ela deverá pintar a sílaba na tabela e pegar um degrau (tira maior) para iniciar a escada. Ela irá montando como um quebra-cabeça (viu que bacana?!). Caso a criança não reconheça a sílaba, ela não poderá pegar um degrau para montar a escada, mas você pode aproveitar para ensiná-la.
Observação: Dependendo do nível de aprendizagem e/ou autoestima da criança é importante mostrar algumas sílabas que você sabe que ela irá acertar, pois do contrário esta atividade de motivadora poderá se tornar em desmotivadora. Se a criança não conseguir montar a escada toda, dê ênfase ao que ela conseguiu, por exemplo, diga: “que legal, hoje você conseguiu três degraus da escada, outro dia tenho certeza que você irá conseguir mais!”

Agora me diga o que você achou desta ideia!

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

9 comentários em “Escada da leitura

  1. Muito, muito bacana mesmo!!!

  2. Adorei, tenha muitas dificuldades nos meus atendimentos em inventar novas formas de ensinar a ler e escrever, e com vc tiro várias idéias!
    Muito obrigada!!!!
    Beijos
    Mônica

  3. Excelente!

  4. Amei todas as ideias, estou ingressando na alfabetização e quero fazer a diferença, com certeza irei utilizá-las! Parabéns

  5. Parabéns pelo seu trabalho! Bem lúdico e dinâmico. Super profissional. Beijos

  6. Elizabete de Oliveira Bessa on said:

    Nossa adorei as ideias para alfabetização.
    Sou Psicopedagoga, estou iniciando nesta função mas ainda muito insegura. Suas ideias vão me ajudar muito!Beijos.

  7. Ola, nao entendi muito bem a proposta,gostaria se possivel voce me madar uma foto de uma pronta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *