imageUma boa fluência verbal é com certeza muito importante no nosso dia a dia. Esta atividade, que a princípio pode parecer simples é na verdade muito eficiente para estimular o desenvolvimento da fluência verbal, e, trata-se também, de um excelente exercício para a memória.

Com adaptações pode ser utilizada com sujeitos de qualquer idade.

Você vai precisar:

– caixas ou potes;

– brinquedos pequenos, objetos…

Como proceder:

Secretamente, coloque dentro de cada caixa um objeto. Organize grupos de crianças. Cada grupo, na sua vez, abre uma das caixas. O objeto que estiver dentro da caixa servirá de pista para o grupo dizer, em um minuto, o maior número possível de nomes que corresponda à categoria do objeto visto. E tem mais um detalhe: não é permitido dizer o nome do objeto que consta na caixa. Se isso acontecer o grupo perde ponto cada vez que pronunciar o nome do objeto. Então, supondo que na caixa há uma borracha, as crianças deverão dizer o maior número possível de objetos escolares em um minuto. Sem dizer o nome “borracha”. Os outros grupos irão repetir o procedimento, mas abrindo outra caixa. O grupo que ao final da atividade fizer mais pontos é o vencedor, mas, na verdade, nessa brincadeira todos ganham, não é mesmo?!

É isso! Gostou? Então compartilhe!

Bjooos

Conheça a nossa apostila em PDF:

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *