imageOie! Olha eu aqui outra vez!..rs

Eu já falei que gosto muito de trabalhar com jogos? Se não falei basta dar uma espiadela no site para perceber isso. O detalhe, que eu considero importante dizer, é que após os jogos sempre reservo um momento com as crianças para registro sobre o que aprendemos. Porque se deixarmos só o jogo pelo jogo as coisas ficam meio soltas. E não é isso que queremos, não é mesmo?

Dito isto, vamos à ideia de hoje.

É necessário:

– fichas com imagens de várias categorias (transporte, frutas…)

– fichas com palavras.

O detalhe é que neste jogo você não irá, por exemplo, procurar o nome da fruta que há na imagem. Você irá procurar o nome de uma outra fruta. A ideia é trabalhar, além da alfabetização, a classificação. Então ficará assim: ficha com imagem de uma laranja e uma ficha escrito maçã.

Procedimento:

Espalhe todas as fichas sobre uma mesa. Peça para a criança encontrar os seus pares o mais rápido que puder. Ou seja, procurar cartas que pertençam à mesma categoria.

Observação: Para algumas crianças será melhor você não dizer “o mais rápido que puder”. Já para outras você pode até cronometrar o primeiro tempo e depois repetir e ver se ela conseguiu melhorar o desempenho.

Agora é a sua vez de me dizer se gostou desta ideia! Estou esperando, viu?!

Disponibilizei lá na loja um arquivo em PDF com as cartas para este jogo. Você só precisará imprimir e recortar.

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

13 comentários em “Jogo Quem Procura Acha

  1. Deixo minha admiração.

  2. gerusa christinne mesquita on said:

    Bom dia! Estou em dúvida com relação a compra da apostila. Cada cartela custa um real? Ou na apostila o jogo vem o jogo completo?

  3. Érika de Cássia Lopes Silva on said:

    MARAVILHOSO, SOL!

  4. Isis Sampaio Moreira on said:

    Acho esse jogo muito interessante para se trabalhar com alfabetização. Outro jogo que surte bastante efeito, é o dominó (na mesma ficha há desenho e palavras). As crianças vão encaixando e a curiosidade de saber é bastante gratificante. Já fiz em equipes. Foi sensacional.
    Obrigada sempre por suas dicas fabulosas.
    Bjs
    Isis Sampaio

  5. Muito legal!! Estou sempre de olho no seu site, há muitas dicas preciosas!

  6. marialice pereira on said:

    maravilhoso ,explicativo e muito útil ,parabéns ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *