imageOlá, meus queridos!

Estou fazendo a oficina Raciocínio Lógico com a querida Ursula Marianne Simons. Vocês já ouviram falar dela? Essa oficina eu já estava namorando há alguns anos e agora em abril finalmente iniciei o primeiro módulo. Voltei maravilhada e com muitas ideias para trabalhar lógica no concreto de maneira lúdica.

Quem é psicopedagogo sabe: às vezes fazemos aquelas provas operatórias de Piaget e a criança com 8, 9 anos apresenta pensamento pré-lógico; não classifica, não faz comparação, … mas e daí? Sabemos que esse desempenho interfere negativamente no aprendizado de maneira geral, mas, especialmente a matemática, não é compreendida pela criança. Então, o que podemos fazer? Essa oficina é recheada de ideias maravilhosas para intervenção.

A atividade que estou compartilhando é inspirada em ideias que vi por lá! Vamos trabalhar classificação.

É necessário:

Stickers, aqueles autocolantes que as crianças adoram!!!

imageProcedimento:

Deixar a criança observar a cartela e nomear as figuras. Depois propor fazer grupos de iguais.

Vejam na imagem ao lado algumas das possibilidades que uma criança chegou após a mediação!

Ah! No final ainda aproveitamos para escrever os nomes das figuras.

Gostaram do que viram? Espero que sim e que voltem sempre!!!

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

8 comentários em “Lógica com sticker

  1. Adorei…e acabei o curso da Ursula neste final de semana….voce vai adorar . Recomendo.

    • Já estou amando, Bianca!
      Depois do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) eu não tinha feito mais nenhum curso que fosse tão significativo como este.
      Bjinhos e obrigada por deixar seu comentário.

  2. Nossa sou louca pra fazer esse curso da Úrsula! Ano passado, teve um grupo que iria traze-la para minha cidade, mas não deu certo!! Moro em Maringá, help, alguém pode dar o curso aqui?!! kkk
    Adorei as dicas!! Beijos

  3. Adorei a sugestão.obrigada.

  4. Marlene Campos on said:

    Desejo comprar jogos de matemática e portugues para Sala de recursos. Alfabeto com lugar pra colocar objetos, jogos de classificação, ordenação raciocínio linguístico e matematico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *