Sabe, eu olhei para um passarinho de feltro, ele olhou para mim e… plim! Muitas ideias nasceram… hehehe

Família, você pode fazer as brincadeiras que vou sugerir com seus filhos. Tenho certeza que vai ser super divertido!

Estas atividades estimulam tanto o pensamento lógico quanto a coordenação motora fina.

Você vai precisar:

– Um dado;

– muitos prendedores de roupa com passarinhos de várias cores e tamanhos (no mínimo 18 por dupla de jogadores).

Observação: Fizemos os passarinhos de feltro, no entanto, é evidente que você pode fazer de papel.

Como brincar:

Duplas de crianças. Cada criança na sua vez joga o dado. A quantidade que sair será correspondente à quantidade de passarinhos que a criança irá pegar e prender em sua roupa. Jogam até não ter mais passarinhos na mesa. Ganha o jogo quem tiver conseguido mais passarinhos.

Variação 1: Coloque um fio estendido em algum lugar da sala ou parque. Convide as crianças para organizar os passarinhos no fio, do menor para o maior. Também pode ser sugerido que agrupem os passarinhos iguais (tamanho, cor…).

Variação 1a: Você vai precisar de uma ampulheta ou um cronômetro. Organize as crianças em duplas. Combine um tempo com elas. Cada dupla deverá colocar o mais rápido que conseguir os passarinhos no fio. Ganha a dupla que conseguir colocar mais passarinhos.

Variação 1b: O contrário da “varianção 1a”, ou seja, coloque os passarinhos no fio e a dupla que conseguir tirar o maior número de passarinhos no tempo que for combinado, ganha o jogo.

Ufa! Você leu até aqui??? Então agora é hora de colocar tudo isso em prática. Depois me conta como foi! Bjuuus

Veja em nossa loja virtual:

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Matemática na educação infantil

  1. Gostei muito de suas dicas. Faz as brincadeiras em casa ficar muito interessantes e produtivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *