Você conhece aquele jogo chamado Genius?

Bem, o jogo que vamos sugerir é muito semelhante. Com a diferença que não é um jogo eletrônico.

É  excelente para exercitar a memória de trabalho. Aquela memória que a gente utiliza, por exemplo, quando olha uma lista de telefone e disca sem precisar ficar olhando número por número.  Outro exemplo, ao fazer a cópia da lousa para o caderno.

Essa memória não forma arquivo permanente, por isso logo esquecemos o número de telefone discado. De qualquer maneira, não dá para menosprezar sua utilidade e importância.

Agora vamos ao passo a passo do jogo:

Primeiro:

Clique no link: memória de trabalho

Segundo passo:

Imprima e corte, conforme indicação que consta no próprio arquivo, as cinco fichas com círculos coloridos, e também,  a ficha sem os círculos. Cole todas as fichas em cartolina.

Terceiro passo:

Providencie cinco círculos de EVA (dois na cor verde, um vermelho, um amarelo e um azul).

Quarto passo:

É hora de iniciar o jogo.

Mostre  para a criança uma das fichas com sequência de cores e diga para ela observar (por alguns segundos). Depois esconda a ficha.

Apresente a outra ficha sem a sequência de cores e os círculos coloridos de EVA.

Peça para a criança preencher a ficha com os círculos na sequência correta. Ou seja, conforme o que ela lembrar. Depois é só conferir os acertos.

Dica: Em alguns casos é recomendável, nas primeiras vezes, oferecer fichas com menos sequência de cores.

Boa diversão e bom exercício para o cérebro!!!

REFERÊNCIAS:

ROTTA, Newra Tellechea et all. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar.  Porto Alegre: Artmed, 2006.

Exercite seu cérebro! Disponível em : <http://www.cerebronosso.bio.br/genius-memria-de-trabalho/> Acesso em: janeiro de 2012.

Vejam esta apostila!!!

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *