Iupi!!! É dia de desafio e vai rolar aprendizagem do alfabeto.

Você vai precisar:

– garrafa PET;

– isopor;

– Cola;

– letras.

Procedimento: coloque o isopor e as letras dentro da garrafa (não encha muito a garrafa!). Passe cola no gargalo e feche bem (esse procedimento é para evitar que role isopor por todos os cantos…rs).

Como brincar: Para as crianças conhecerem o material deixe-as chacoalhar a garrafa, e, a medida que forem aparecendo as letras, dizer os seus respectivos nomes, sons, alguma palavra que comece com aquela letra.

Depois, em um cartão anote uma palavra com três letras (apenas sugestão!) e não mostre para as crianças. Peça que todas sentem em círculo. Fale para as crianças: “Como vocês viram, dentro da garrafa há várias letras, mas três delas formam uma palavra que é a senha para vocês irem para o parque. Cada um de vocês, na sua vez, deverá chacoalhar a garrafa e dizer o nome de uma das letras que aparecer. Conforme as letras da senha forem sendo descobertas eu vou escrevendo no quadro. Vamos ver quem descobre a senha?”

Variação: ao invés de letras colocar fichas com palavras e dizer: “Dentro desta garrafa têm 5 palavras que formam uma frase secreta. Esta frase é a senha para vocês irem para o parque.” A criança deverá chacoalhar, anotar cada palavra que for encontrando e depois organizá-las até formar a frase secreta.

 

Obs.: a ideia do parque é apenas uma sugestão, e se a criança que estiver com a garrafa não souber dizer o nome da letra que aparecer, poderá ser ajudada pelos colegas ao lado.

É isso! Espero que estas ideias sejam úteis. Beijão

Conheça em nossa loja virtual:

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

11 comentários em “Qual é a senha?

  1. Sou também apaixonada pela alfabetização. Capanema Pará.

  2. Olá querida Solange! Parabéns pela criatividade e principalmente por compartilhar, por um preço super acessível. Deus continue a te iluminar!
    Queria saber se você trabalha com grupos na clínica ou realiza esses jogos individualmente nos atendimentos? Grande beijo!

    • Juliana, obrigada por você dedicar um tempo seu para deixar esse comentário tão carinhoso.
      Quanto a sua pergunta, às vezes individual, às vezes pequenos grupos. Depende do objetivo. Beijão e volte sempre!

  3. TUDO MARAVILHOSO. PARABÉNS!!

  4. Maria do Socorro Fernandes Duque on said:

    Parabéns, pelas atividades. Amei. Super fácil e muito criativa.

  5. Maria do Socorro Fernandes Duque on said:

    Tudo lindo. Simples e fácil.

  6. Ana Cintia Di on said:

    Amando tudo!!!

  7. Adorei suas atividades! Obrigada por compartilhar!Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *