imageOie! Eu quero 5! E vocês, querem quanto?:)

Vocês poderão adaptar este jogo para os objetivos que precisam alcançar. Brincando vamos trabalhar pensamento lógico.

É necessário:

– cartolina;

– adesivos;

– canetinha;

– botões;

– 1 dado.

Preparo do jogo:

Prepare um tabuleiro para cada criança igual a imagem. Na primeira coluna não coloque nenhum adesivo, na segunda coloque 1, na terceira 2 e assim por diante.

Como jogar:

Dupla de crianças (pode ser mais). Cada uma na sua vez deverá jogar o dado para completar o tabuleiro com botões. No entanto, ela só poderá colocar os botões quando sair a quantidade exata para formar 5. Ou seja, se ao jogar o dado cair o número 4 ela só poderá completar com botões na coluna que há 1 adesivo. Ganha o jogo quem conseguir preencher o tabuleiro primeiro.

Ao longo do jogo você pode fazer perguntas. Exemplo: “Se eu tenho 2, quanto falta para ter 5?” Pode parecer um jogo simplório, mas é o mesmo que as operações: “x + 5 = 7” , porém, no concreto.

P.S. Na primeira vez que a criança jogar o dado e cair o número 6 é importante deixá-la perceber que não irá valer porque é maior que 5.  Então pode ser feito um combinado que toda vez que cair o número 6 passa a vez ou joga novamente.

Outra ideia para trabalhar matemática no link abaixo:

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

3 comentários em “Quero 5

  1. Helde Moura Cardoso Martins on said:

    Estou encantada com suas sugestôes de jogos. São simples e o melhor de tudo! meus alunos participam na confecção dos mesmo!

  2. Amei!!! Parabéns e obrigada por compartilhar conosco!

  3. Nao entendi!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *