imageA atividade que estamos sugerindo hoje contribui tanto para produção de texto quanto para estimular a criatividade.

Materiais necessários:

– pequenos objetos (lápis, boneca, frutas artificias, miniaturas de animais…);

– um saco.

obs.: pode ser solicitado para que cada criança traga um objeto de casa.

Procedimento:

Coloque todos os objetos dentro do saco.

Você começa a atividade retirando um objeto e oralmente inicia uma história onde o objeto que você tirou do saco faz parte da história. Depois, entregue o saco para outra criança que deverá tirar outro objeto e continuar a história iniciada por você. Assim sucessivamente até todos terem a oportunidade de falar. A última criança terá a responsabilidade de fazer um final para a história.

Algumas crianças podem apresentar dificuldade para organizar uma ideia que faça sentido, ou a timidez possa atrapalhar, mas isso não pode servir de impedimento para realizar a atividade, e sim, motivo para encorajar e valorizar, mesmo que seja uma frase curta.

Esta atividade pode ser realizada oralmente ou você pode escrevê-la conforme cada criança for falando.

É produtivo repetir a atividade em outros dias, até com os mesmos objetos outras histórias irão surgir. Aos poucos os alunos irão se soltando e a criatividade irá aflorar.

Gostou? Então compartilhe! Bjos

Obra consultada:

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

Conheça esta nossa apostila em PDF:

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *