Há alguns anos participei de um projeto chamado NPEA (Novas Possibilidades de Ensino e Aprendizagem). Foi uma experiência incrível!!! Atendíamos crianças no contra-turno do horário escolar. Não como um reforço escolar, mas sim para atender as reais necessidades de aprendizagem de cada criança.

Periodicamente recebíamos formação. A atividade que estou sugerindo hoje aprendi em uma dessas formações do projeto. É uma maneira de tornar a atividade de situação problema um pouco mais desafiadora e também encantadora.

Você vai precisar:

– Situações problemas recortadas em tiras coloridas;

– envelopes.

Procedimento:

Entregar para cada criança um envelope contendo diversas tiras.

A criança deverá primeiro organizar por cor (cada situação problema terá uma cor).

Depois organizá-la na sequência correta. Só então irá resolvê-la. Veja que nesse tempo que a criança precisou organizar, possivelmente ela terá que ler as tiras mais de uma vez e isso também facilitará o entendimento da situação problema.

Segue o link de um modelo

situação problema

! Importante: frequentemente algumas palavras utilizadas não fazem parte do vocabulário infantil e precisam ser esclarecidas (e repetir explicações) para facilitar o entendimento. Tais como: juros, prestação, crediário, lucro…

Confira em nossa loja esta apostila gratuita!

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *