Oie! Este jogo ficou muitoooo BOM! Leia até o fim as sugestões!!!

O jogo foi preparado com o objetivo de trabalhar no concreto noções de número e quantidade, bem como estimular a capacidade de escolher opções avaliando os riscos dessas escolhas. Acompanhe!

Você vai precisar:

– dois dados;

– três piões para cada jogador;

– Uma caixa com uma trilha na tampa.

Algumas sugestões para a trilha: Em uma parte do percurso coloque uma tampa de garrafa PET com areia. Ao lado coloque uma placa dizendo: “Cuidado! Areia movediça”. Faça também um desvio na trilha (haverá um motivo para isso, entenda melhor observando a imagem e a explicação de como jogar).

Em outra parte do percurso faça um furo na tampa da caixa, coloque cobras de plástico dentro da caixa, e ao lado uma placa dizendo: “Cuidado! Poço fundo com cobras”. Faça um desvio na trilha.

E ainda, em alguns pontos da trilha coloque corações.

Como jogar:

A criança joga os dados, e a soma dos números que sair será a quantidade de casas que ela irá pular no percurso da trilha, mas, antes de cada jogada ela deverá decidir e dizer em voz alta se irá pular os obstáculos ou se seguirá pelo desvio. Assim, se ela disser que irá pular o obstáculo, dependendo da quantidade que sair no dado ela poderá cair na “areia movediça” ou no “poço fundo com cobras”, e terá que começar com um novo pião. Agora, se ela disser, antes de jogar o dado, que seguirá pelo desvio, ela se livra do risco de cair em algum obstáculo, mas terá um percurso maior e poderá demorar mais para chegar ao final da partida.

A criança é que deve avaliar se vale a pena correr o risco ou não!

Agora, se a criança parar com um pião em um dos pontos que consta um coração, ela poderá pular até a próxima casa que consta um outro coração, ou seja, vai avançar algumas casas.

Ganha o jogo a criança que chegar primeiro com um dos seus piões na linha de chegada.

Uau! Você leu até aqui? Fico feliz!

Espero que tenha gostado e que faça as adaptações que julgar necessárias.

Beijos

Ah! Já conhece o Trio Consciência Fonológica? Veja!

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

4 comentários em “Trilha em 3D

  1. Adorei! Já estou fazendo a minha! Muito obrigada! Trabalho muito com crianças e minhas opções de brincadeiras já estava acabando, achei muitas ideias fáceis, sem muito custo para montar e divertidas. Continue com esse lindo trabalho….

  2. ROSANGELA. on said:

    OBRIGADA AMEI OS JOGOS.

  3. gostei da ideia! jogos sempre sao bons para estimular a crian;ada…este e inedito, e interessante. Farei a minha caixa, mas para repassar para algumas professoras do ensino fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *