fbpx
Troca letra

Oieee!

Pensem em uma atividade rica para alfabetização, agora pensem em uma atividade simples para alfabetização e… tcham… tcham…tcham… tcham…

Eu coloquei o nome de “troca letra”, mas poderia muito bem ser “troca som” porque nesta atividade a criança terá a possibilidade de observar que a mudança de apenas uma letra/som em uma palavra pode mudar completamente o seu sentido. Isso é um excelente exercício de percepção e discriminação auditiva. É importante proporcionarmos para as crianças em processo de alfabetização atividades que elas confrontem sons iguais/sons diferentes.

A capacidade de discriminar sons diferentes constitui fator indispensável à aprendizagem da leitura e escrita. (ANTUNES, 2003, p. 46).

Sugestão de uso:

A criança deverá pegar uma cartela, observar o grupo de letras disponível na margem superior. Procurar o grampo que tenha o mesmo grupo de letras e fixá-lo na cartela, junto com a primeira letra que está em destaque, ler a palavra que formou. Para descobrir uma palavra diferente deve mudar a posição do grampo para a outra letra em destaque na cartela.

Construir frases e histórias com as palavras descobertas será uma excelente maneira de colocá-las em um contexto e, assim, contribuir no aprendizado.

Gostaram? Quero saber!!!

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências.12 edPetrópolis: Vozes, 2003

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 18 cartelas + 18 fichas para serem fixadas em grampos. É enviado por e-mail.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.