Confusões entre as letras b/d e p/q frequentemente acontecem no início do processo de alfabetização. Uma maneira de auxiliar as crianças é realizar atividades em que as semelhanças e diferenças entre as letras sejam apresentadas.

 

Você vai precisar:

– massa de modelar;

– imagens para ajudar na associação.

 

Procedimento:

Junto com a criança faça com  massa de modelar duas linhas. Uma na vertical e outra na horizontal (observe a imagem).

Após, diga para a criança fazer as letras, também com massa de modelar, e, observando a direção em que elas foram feitas nomeá-las e colocá-las dentro do quadro da seguinte forma:

– A letra “b” no lado direito da linha vertical e abaixo da linha horizontal.

– A letra “d” abaixo da linha horizontal e a esquerda da linha vertical.

– A letra “q” a esquerda da linha vertical e acima da linha horizontal.

– A letra “p” a direita da linha vertical e acima da linha horizontal.

Para facilitar a compreensão você pode dizer: “Observe o círculo onde você colocou (em cima, embaixo, para esquerda, para direita). Também é muito importante utilizar imagens para auxiliar na associação (“b” de bola é virado para direita, “d” de dinossauro é para esquerda). Se você perceber que falar direita e esquerda complica o entendimento então tente fazer alguma associação para a criança compreender melhor.

Esta brincadeira também pode ser feita com barbante, na caixa de areia…

É importante salientar que não é fazendo esta atividade uma vez que a criança não irá mais confundir essas letras. É pouco a pouco que a criança vencerá.  Em alguns casos é mais sensato começar com apenas duas letras e conforme a criança progredir acrescentar as demais.

Bjoooos!!!

Já conhece a nossa apostila em PDF “Escrita Espelhada: atividades para intervenção”? É enviada por e-mail. Para adquirir clique no link abaixo.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

11 comentários em “Trocas b/d e p/q

  1. Amei ,estou iniciando minha atuação em consultório,e está sendo de muita valia suas dicas.Obrigada bjs.

  2. Thula Toffoli Coppolecchia Iqueda on said:

    Solange adorei seu blog , me identifiquei muito com o seu pensar e suas propostas de trabalho , seus argumentos… obrigada por compartilhar conosco seus saberes. Gostaria sim de receber por email seus comentários e publicações … pode deixar que vou espalhar entre minhas amigas de profissão seu blog .
    Grata pela sua valiosa contribuição e sua atenção .
    abraço

  3. Olá! Parabéns pelos produtos, pelo site,pela proposta!
    Tenho uma franquia de reforço escolar e atendemos muitos alunos com dislexia e tdah. Gostaria muito de adquirir seus produtos p/ apoiar na aprendizagem dos mesmos. Como posso fazê-lo?
    Vocês tem o quadro valor de lugar ?
    Aguardo retorno.
    Obrigada!
    Claudia R.A.Teles
    Tutores Recreio

  4. Erika Regina on said:

    olá..amei seu site….e gostaria sim de receber email com novidades…

  5. Meu filho tem 10 anos ainda não consegui distinguir o b e o d quando esta escrevendo textos mesmo lendo muito bem e sendo excelente aluno não sei mais como posso ajudar nesse processo pode me dar alguma dica para meninos maiores?

    • Cícera, minha sugestão é que você faça com ele as letras com argila. Escrever na areia também ajuda bastante. Mais ideias somente fazendo uma avaliação.
      Espero ter ajudado.

  6. Olá Solange.Muito bom seus artigos .
    Continue nessa brincadeira, que muitas de nós entraremos nela.valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *