Olá! Este jogo auxilia as crianças na descoberta dos números que quando somados resulta 10.

É necessário:– 27 fichas com números de 1 a 9.

Procedimento do jogo:

Organizar trio de jogadores. Embaralhar as fichas e distribuir 9 para cada jogador. Uma criança coloca uma de suas fichas sobre a mesa. Outra criança escolhe entre suas fichas aquela que, somando com a ficha deixada por seu colega na mesa, resulte 10. Se conseguir, pega as duas fichas e forma um monte. Se não conseguir, coloca uma de suas fichas sobre a mesa. O terceiro jogador escolhe entre suas fichas, aquela que, somando com alguma ficha da mesa, resulte 10. O jogo segue assim até que todos os jogadores terminem com suas fichas das mãos. Vence o jogo quem conseguir o maior número de fichas em seu monte.

Referência:

PROJETO PITANGUÁ – Matemática 1, Editora Moderna, 1 ed. São Paulo, 2003.

Gostaram? Essa e outras atividades você encontra na nossa apostila de matemática, inclusive com as fichas prontas para impressão. =) Faça o pedido na loja clicando no link abaixo. Não é necessário deixar comentário pedindo a apostila, ok?!

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

4 comentários em “Vamos pensar!

  1. Sara Teodoro Oliveira on said:

    Parabéns pelo material e obrigada por me permitir acesso a ele sem ônus .

  2. ÂNGELA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS on said:

    Prezada Solange,
    Só agora conheci esse trabalho maravilhoso seu. Tenho um filho com 14 anos, Lucas, portador da Síndrome de Down. Ele cursa o 7º ano em escola particular normal.Tem dificuldades na matemática e português(lê muito rápido e engole sílabas,prejudicando a interpretação), porque ainda não memorizou a tabuada e não sabe sozinho o raciocínio da multiplicação e divisão.
    A escola permite o usa da calculadora, assim ele resolve as questões .Gostaria de que me indicasse e se possível gratuitamente material para eu trabalhar com ele, jogos, textos menores e dentro da necessidade dele.
    Obrigada mesmo, abraço!

    • Solange Moll on said:

      Ângela, fico feliz em saber que você gostou do site. Infelizmente, eu precisaria conhecer pessoalmente o seu filho para sugerir algo específico para ele. Apesar da síndrome de Dawn, você melhor do que ninguém, sabe que ele tem particularidades. Posso apenas sugerir que você busque nas páginas do site algo que possa lhe ajudar.
      Ah! Toda quarta-feira eu posto novidade.
      Um beijão em você e um mais do que especial para seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *