O-lá!
Hoje vamos falar um pouco sobre a separação frequente que é feita entre alfabetização e letramento. Topa?
A alfabetização e o letramento são frequentemente discutidos como se fossem processos distintos. No entanto, para promover uma compreensão plena e funcional da linguagem escrita, é fundamental que esses processos sejam integrados desde o início da vida escolar das crianças.
Conforme Magda Soares (2021, p. 144):
A discussão de alfabetização e letramento em dois tópicos […], pode suscitar a ideia de que são componentes da introdução da criança no mundo da escrita a serem desenvolvidos separadamente. Mas não deve ser assim.
Separar alfabetização e letramento pode resultar em uma educação fragmentada, em que as crianças desenvolvem habilidades técnicas de leitura e escrita sem entender seu uso prático e social, ou vice-versa. Por isso, é importante abordar esses processos de forma integrada. As crianças devem aprender a ler e a escrever ao mesmo tempo em que são expostas a práticas de letramento, que lhes mostram de que maneira essas habilidades são aplicadas no mundo real.
Um ambiente de aprendizagem rico em letramento proporciona às crianças inúmeras oportunidades de interação com a linguagem escrita. Contar histórias, ler livros, escrever e-mails, mensagens, e explorar diferentes tipos de textos são atividades que não apenas ensinam a leitura e a escrita, mas também demonstram sua relevância e funcionalidade. Assim, as crianças percebem que ler e escrever não são apenas tarefas escolares, mas ferramentas essenciais para a comunicação e a expressão pessoal.
O jogo que eu trouxe hoje, “Charadinhas”, é uma excelente forma de integrar alfabetização e letramento. As charadinhas incentivam as crianças a pensar de forma criativa e crítica, além de explorar a linguagem de uma maneira divertida e envolvente.
Sugestão de Uso:
Disponibilize uma tabela gabarito.
- Peça que a criança escolha uma carta e leia a charadinha;
- Ela tenta responder a charadinha. Caso ela não consiga, entregue uma pista, que é uma carta que tem o mesmo número. Na imagem, está a resposta, mas não está explícita. Ela precisa identificar e escrever o nome da figura que é condizente com a resposta;
- Após, confere a resposta com a pista 2 – deixada na margem inferior da carta. Ou seja, procura na tabela os números que estão nas cartas e escrevem as letras que estão nos respectivos quadros;
- Lê a palavra que formou.
É isso! Gostou da ideia?
Um abraço e até a próxima!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2021.
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 24 cartas com charadas;
- 24 cartas com imagens;
- 01 gabarito;
- 01 embalagem;
- Instruções de uso.
ATENÇÃO! Antes de finalizar o pedido confira se você cadastrou corretamente o seu e-mail.
Após a finalização, o arquivo estará disponível para download acessando ‘Minha Conta’ no canto superior direito da tela, na seção Downloads, e também é enviado para o seu e-mail. Verifique a caixa de SPAM.
Qualquer dúvida , entre em contato.
-
Arquivo CharadinhasR$9.90
Comentar