Letra Faltante

O-lá!

Há muitas maneiras de promover a aprendizagem do alfabeto, mas sabemos que as crianças, de uma maneira geral, quando estão curiosas com alguma coisa, gostam de tocar (e nós, adultos, também…Rsrs!). 

A explicação é muito simples: o tato é um forte canal de investigação do mundo.  Você sabe que todo bebê utiliza muito a boca e as mãos para conhecer os objetos; e, conforme cresce, vai deixando de lado esta necessidade de colocar tudo na boca, mas, as mãos, estão sempre esticadas quando vê algo novo.

A necessidade do toque, tanto pelos lábios, quanto pelas mãos, é fortemente acentuada na infância quando a criança ainda se encontra em um estágio cognitivo centrado no concreto. […] (FISCHER; TAFNER, 2005, p. 22).

Sabendo disso, precisamos explorar este canal de aprendizagem. Para a proposta de jogo que eu trouxe hoje, sugiro que você complemente com massinha de modelar ou argila. Vamos ver?

Sugestão de uso:

Entregue para cada criança uma ficha e massinha de modelar ou argila.

A criança deverá observar as letras que estão dentro dos círculos na parte superior da cartela. Em seguida, irá procurar qual delas está faltando fora dos círculos. Esta será a “letra faltante”.

Quando ela encontrar, deve fazer a “letra faltante” com massinha de modelar. Depois, você pode pedir para que cada criança diga o nome e o som da “letra faltante”. Além disso, escrever palavras que tenham aquela letra também é uma boa estratégia para internalizar a aprendizagem.

É isso! Este jogo está disponível gratuitamente para você em nossa loja! Parece que eu estou vendo um sorriso aí?! Conta pra mim se você ficou feliz com o presente!

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FISCHER Julianne; TAFNER, Malcon Anderson. Alfabetização ao alcance das mãos. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.

Clique no link abaixo para adquirir o jogo GRÁTIS disponível em arquivo digital formato PDF contendo:

  • 32 cartas com letras;
  • 01 embalagem;
  • Instruções de uso.

É enviado por e-mail. 

Solange Moll

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná), Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP – The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém – Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Psicomotricista Relacional. Mãe Atípica. Apaixonada por desenvolver jogos e compartilhar com vocês.

Comentários

6 respostas para “Letra Faltante”

Deixe um comentário