O-lá!
Quando uma criança aprende a ler e a escrever ela tem acesso a um mundo com mais possibilidades e, sem dúvida nenhuma, há alterações a nível cognitivo e emocional neste processo. Agora, você sabe o que a criança aprende quando, finalmente, se apropria do sistema de escrita alfabética?
Magda Soares (2022, p. 43) dizia que ela aprende duas coisas:
“- Aprende que a palavra oral é uma cadeia sonora independente de seu significado e possível de ser segmentada em pequenas unidades;
– aprende que cada uma dessas pequenas unidades sonoras da palavra é representada por formas visuais específicas – as letras.”
Ou seja, no caminho do processo de alfabetização, bem lá no comecinho, é comum a criança fazer desenhos e achar que está escrevendo. À medida que ela vai recebendo a instrução adequada e fazendo trocas com seus colegas, vai aos poucos compreendendo que para escrever é preciso utilizar letras e, um pouco mais adiante, entende que não são quaisquer letras. Assim, de forma progressiva, chega a compreensão de que as letras representam os sons da nossa fala. Quando ela conquistou essa compreensão, já percorreu um bom caminho (abordamos todo este conteúdo detalhadamente e indicamos intervenção adequada em cada uma das etapas no curso “Em Rota para a Alfabetização“).
O recurso que eu trouxe hoje como sugestão é adequado para crianças que já chegaram a este entendimento; ou seja, já sabem que a escrita representa a nossa fala, inclusive, já conhecem sílabas, mas, não é porque entenderam que já dominam por completo, não é mesmo?
Ah, além da alfabetização, com este jogo podemos estimular o pensamento lógico. Vamos ver como?
Sugestão de uso:
Comece pedindo para a criança agrupar as cartas que têm figuras pertencentes às mesmas categorias. Incentive a verbalização das escolhas (animais, meios de transporte, alimentos, etc.).
Após, peça a criança para escolher uma cartela e procurar quais sílabas formam o nome da figura em destaque.
Após, tentar formar outra palavra com as sílabas que sobraram. Dica: sempre formará uma palavra da mesma categoria da figura em destaque. Ou seja, se tiver uma imagem de uma moto, as sílabas que sobraram formarão o nome de um outro meio de transporte.
Após, você pode ampliar para escrita de frases.
O que você achou? Conta para mim?
Um abraço e até o próximo post.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2022.
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital formato PDF contendo:
- 24 cartas;
- 01 embalagem;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.
-
Arquivo Sobrou, Aproveitou!R$9.90
Comentar