Oie!
Há muitas maneiras de demonstrar carinho e gratidão por alguém: com um abraço, um beijo, um olhar, … No entanto, a distância que me separa fisicamente de vocês que acompanham o meu trabalho, impede que eu faça isso pessoalmente. Sendo assim, a maneira que demonstro o meu carinho é procurando dar atenção a todos os comentários que recebo e, de tempos em tempos, dedico algumas horas do meu trabalho para produzir algo que não receberei uma recompensa monetária por ele, mas, tenho a expectativa que vocês se sentirão tocados e acarinhados por mim. Tudo que compartilho tem o intuito de levar muito mais do que informações, almejo que esteja proporcionando experiências positivas.
Deixei na nossa loja o arquivo PDF com este material. É enviado por e-mail e é gratuito!!! Para receber clique no botão escrito “Grátis” disponível no final deste post.
Bom, chega de papo … rs, agora vou discorrer sobre a ideia de hoje.
Os números podem ser apresentados de maneiras diferentes: compostos ou decompostos. Por exemplo: o número 123 está na forma composta, mas eu posso decompor ele e, então, apresentá-lo assim: 100 + 20 + 3. As duas maneiras representam o mesmo valor. E qual a relevância de sabermos isso? É importante para entendermos padrões e relações dentro de um número maior e entre números dentro de uma equação.
Considero importante salientar que valor posicional não é uma técnica a ser aprendida pela criança. Na verdade, é algo que precisa ser construído por ela e que envolve raciocínio lógico-matemático. Sendo assim, é preciso primeiro que a criança tenha construído a unidade para que possamos apresentar as dezenas. Da mesma forma, ela precisa ter construído o entendimento de dezenas e das unidades para que seja apresentado as centenas e assim por diante.
[…] ‘Dezenas e unidades’ podem ser ensinadas somente depois de as crianças terem construído as ‘unidades’ […] (KAMII e DECLARK, 1997, p. 93.)
Sugestão de uso:
A criança escolhe uma cartela e, para decompor o número em destaque, deve procurar os grampos que tenham os números necessários e fixá-los na cartela colocando-os em sequência, do maior para o menor.
Queridos(as), mesmo que eu esteja ciente da riqueza deste material, fico esperando que me digam se contribuiu com o trabalho de vocês.
Um abraço!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
KAMII, Constance; DECLARK, Georgia. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. 13. ed. Campinas: Papirus, 1997.
Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 15 cartelas;
- 18 fichas;
- Instruções de uso.
É GRÁTIS e enviado por e-mail.
17 Comentários
Maravilhoso esse material, assim como os outros. Tudo de bom.
Obrigada Sol.
EXCELENTE!!
Amo seu modo de compartilhar ❤️ generosidade amorosidade! GRATIDÃO! Recurso maravilhoso
Boa noite! Já comprei com vcs e amo os materiais. Gostaria de solicitar os pdfs grátis! Grata
Nossa tudo de bom, estou amando todos matérias, vai ser muito para meus alunos obgda
Amo seu trabalho…. gratidão.
Que legal!! AMei! Muito obrigada!
Amei,trabalho com crianças especial, preciso muito de atividades lúdicas (grátis) se puder me enviar não só essa de decompor mais outras eu agradeço.
Tão bom ler seus textos! Você fala com o coração . Obrigada pelo presente
Amo os seus jogos. Divulgando
TELMA
Gratidão por vc nos ajudar. TELMA
Obrigada pelas palavras cheias de carinho e incentivo !!! vocês moram em meu coração
Já te falaram que você é um ser iluminado?
Adorei o presente!
Vc é um amor de pessoa! Está sempre no meu coração! Material excelente!
Vc tem toda razão, a criança precisa entender e compreender o que é a unidade e a dezena bem!
Como? Vivenciando! Parabéns!! Que Deus te abençoe!!”
Sol do Céu!!! Que atividade maravilhoooosa!!!
Siimmm! Estou me sentindo acarinhada, Sol! Obrigadaaaaa!
Comentar