fbpx

Consciência de sílaba

Consciência de sílaba

Oie!

Gente, vocês já estão cansados(as) do tema  consciência fonológica? Espero que não porque ainda tenho muitas ideias para compartilhar aqui com vocês…rs Hoje a sugestão é para estimular a consciência de sílaba, que é a habilidade de segmentar as palavras em sílabas. Esta aprendizagem contribui muito no processo de alfabetização. Inclusive, para um aprendente que esteja apresentando hipótese de escrita pré-silábica é fundamental que seja feita uma intervenção estimulando este conhecimento.

[…] Os estágios iniciais da consciência fonológica (consciência de rimas e sílabas) contribuem para o desenvolvimentos dos estágios iniciais do processo de leitura. […] (CAPOVILLA e CAPOVILLA, 2007, p. 33).

Quem trabalha com alfabetização sabe que, muitas vezes, quando segmentamos as palavras para as crianças  enfatizando pausadamente os sons, elas apresentam escrita com hipótese diferente daquela que elas conseguem fazer sozinhas. Isso é uma demonstração clara de que precisam desenvolver a consciência fonológica. O jogo que eu trouxe como sugestão hoje estimula as crianças a se esforçarem na aprendizagem deste conhecimento.

Sugestão de uso:

Entregue para cada criança um peão (pode ser botões coloridos). Disponibilize o tabuleiro sobre uma superfície plana e coloque as cartas com figuras dentro de uma caixa ou sacola. Cada criança escolhe uma casa no tabuleiro para colocar o seu peão. Depois, cada uma na sua vez, pega uma carta da caixa, fala em voz alta o nome da figura e segmenta a palavra em sílabas (pode bater uma palma para cada sílaba). O número de sílabas será correspondente à quantidade de casas que a criança deve avançar no percurso do tabuleiro. Se cair em uma casa que tenha o símbolo 👏🏽 (uma palma), avança mais uma casa. Se cair em uma casa que tenha o símbolo👇(dedo indicador para baixo), volta uma casa. Após, a criança coloca a carta de volta na caixa/sacola. Ganha o jogo quem conseguir dar uma volta completa no percurso e retornar à sua casa primeiro.

Variação: a criança pode colocar um marcador na carta para sinalizar a quantidade de sílabas da figura.

Quero concluir este texto dizendo que as crianças simplesmente amaaam este jogo.

Espero ter contribuído! Fale pra mim nos comentários 😉

Um forte abraço

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 5. ed. São Paulo: Memnon, 2007.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 1 tabuleiro + 24 cartas para este jogo. É enviado por e-mail.

5 Comentários

  • MICHELE Postado 5 05-03:00 setembro 05-03:00 2019 1:30 PM

    ÓTIMO TRABALHO DESENVOLVIDO, PARABENS.

  • Carla Martins Postado 28 28-03:00 agosto 28-03:00 2019 10:05 AM

    Amei, amei, amei! Estava mesmo precisando de algo assim

  • Carlos Santanna Postado 28 28-03:00 agosto 28-03:00 2019 8:34 AM

    Sou fonoaudiólogo e estou encantado com a quantidade de estratégias disponíveis neste site.

  • Bianca Almeida Postado 28 28-03:00 agosto 28-03:00 2019 8:21 AM

    Pode continuar escrevendo sobre consciência fonológica. Estou amando aprender com você .

  • Sônia Frances Postado 28 28-03:00 agosto 28-03:00 2019 8:01 AM

    Partiu fazer meu pedido!!! Obrigada Sol

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.