Oi, gente bonita!
Sabemos que a produção motora é um processo de comunicação entre mente e corpo. Hoje eu trouxe uma ideia para utilizar exercícios vastamente conhecidos. No entanto, vamos usá-los de uma maneira um pouco diferente com o intuito de integrar o sensorial + perceptivo + motor.
Estes exercícios podem contribuir no desenvolvimento de crianças com disgrafia. Só lembrando que o importante é a letra legível e não necessariamente bonita! 🙂
É necessário:
– creme para mãos;
– uma caixa de areia;
– quadro;
– papel pardo;
– papel A4
– caderno;
– bolinha de borracha;
– canetinhas;
– lápis;
– cartas com modelos de exercícios (deixei em nossa loja o arquivo em PDF).
Procedimento:
Vamos iniciar a brincadeira com um relaxamento. Convidem a criança a fazer movimentos circulares com os braços, ombros, perceber cotovelos, punhos. Depois passar o creme nas mãos, com calma, dedo por dedo, tentar estalá-los. Apertar a bolinha de borracha pouco e bastante.
ATENÇÃO! Se a criança ficar com as mãos muito escorregadias é melhor tirar o excesso do creme antes de partir para os próximos exercícios.
Vocês deverão segurar as cartas nas mãos em forma de leque ou distribuí-las sobre uma mesa com as imagens para baixo. Dependendo da dificuldade que a criança apresente, deixem os exercícios mais complexos para outro momento.
A criança deverá sortear uma das cartas e reproduzir o exercício no ar, na caixa de areia, depois no quadro, no papel pardo, em folhas de papel A4 e por fim no caderno. Ou seja, os exercícios iniciarão em tamanho grande e aos poucos serão diminuídos até chegar às linhas do caderno.
Gostaram? Digam-me!!! Bjuus
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo em PDF com os exercícios. É enviado por e-mail.
-
Arquivo exercícios gráficosR$8.50
1 Comentário
Bárbaro!!! Motora, sensorial e percepção estes elementos unidos. OBRIGADA.
Comentar