imageOi, gente bonita!

Sabemos que a produção motora é um processo de comunicação entre mente e corpo. Hoje eu trouxe uma ideia para utilizar exercícios vastamente conhecidos. No entanto, vamos usá-los de uma maneira um pouco diferente com o intuito de integrar o sensorial + perceptivo + motor.

Estes exercícios podem contribuir no desenvolvimento de crianças com disgrafia. Só lembrando que o importante é a letra legível e não necessariamente bonita! 🙂

É necessário:

– creme para mãos;

– uma caixa de areia;

– quadro;

– papel pardo;

– papel A4

– caderno;

– bolinha de borracha;

– canetinhas;

– lápis;

– cartas com modelos de exercícios (deixei em nossa loja o arquivo em PDF).

Procedimento:

imageVamos iniciar a brincadeira com um relaxamento. Convidem a criança a fazer movimentos circulares com os braços, ombros, perceber cotovelos, punhos. Depois passar o creme nas mãos, com calma, dedo por dedo, tentar estalá-los. Apertar a bolinha de borracha pouco e bastante.

ATENÇÃO! Se a criança ficar com as mãos muito escorregadias é melhor tirar o excesso do creme antes de partir para os próximos exercícios.

Vocês deverão segurar as cartas nas mãos em forma de leque ou distribuí-las sobre uma mesa com as imagens para baixo. Dependendo da dificuldade que a criança apresente, deixem os exercícios mais complexos para outro momento.

A criança deverá sortear uma das cartas e reproduzir o exercício no ar, na caixa de areia, depois no quadro, no papel pardo, em folhas de papel A4 e por fim no caderno. Ou seja, os exercícios iniciarão em tamanho grande e aos poucos serão diminuídos até chegar às linhas do caderno.

Gostaram? Digam-me!!! Bjuus

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo em PDF com os exercícios. É enviado por e-mail.

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Um comentário em “Exercícios gráficos

  1. Bárbaro!!! Motora, sensorial e percepção estes elementos unidos. OBRIGADA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *