Ligue os pontos coloridos

Ligue os pontos coloridos
Compartilhe

Oie!!!
O jogo que estamos compartilhando com vocês lembra um pouco o tradicional Jogo dos Pontinhos, porém, é diferente! Sendo assim fiquem atentos às regras! 😉

O arquivo PDF está disponível gratuitamente na nossa loja. Tem link para adquirir no final deste post! uhuuu!!! <3

Habilidades estimuladas: atenção, percepção, pensamento lógico, orientação e localização espacial, coordenação motora fina, tolerância à frustração, entre outras.

Como este jogo exigirá muito da atenção e da percepção visual é importante estarmos cientes que nem todas as pessoas tem a mesma amplitude de atenção e percebe as coisas do mesmo jeito. Ou seja, a capacidade da atenção, de perceber as coisas ao seu redor é muito particular de cada um. Sofre influências da personalidade, dos interesses, do meio cultural em que vive e, também dos estímulos que recebe. Sendo assim, sempre é possível melhorar o desempenho, mas é essencial respeitar as particularidades de cada aprendente. 😉

[…] Não somos todos igualmente atentos e não prestamos atenção da mesma maneira. A forma de absorver as informações é influenciada pela educação, mas também depende da personalidade, dos interesses e das atitudes em relação ao mundo. (ATENÇÃO, 2006, p. 40).

Sugestão de uso:

Coloquem o tabuleiro sobre uma superfície plana. Os jogadores deverão ficar de frente para o tabuleiro.

Após, cada um, na sua vez, joga o dado. Em seguida, localiza no tabuleiro quatro pontos que tenham as mesmas cores e localização espacial que foram sorteadas no dado. Une os quatro pontos com traços para formar um quadrado e coloca a inicial do seu nome no interior.

Se for sorteado “todas as cores” o jogador pode escolher qualquer um dos lados do dado para procurar o grupo de pontos no tabuleiro.

Observações importantes:

1) A linha azul que consta no dado determina a margem inferior dele;

2) É proibido utilizar pontos que já foram marcados em jogadas anteriores (isso aumenta a necessidade de prestar atenção).

3) Passa a vez do jogador se ele jogar o dado e for sorteado um grupo de pontos que não tem mais disponível para traçar e formar um quadrado;

4) Encerra a partida se um dos jogadores passar a vez três jogadas seguidas ou não ter mais quadrado disponível para fechar.

Ganha o jogo quem fechar mais quadrados.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ATENÇÃO. In101 maneiras de melhorar sua memória. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2006.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS com 1 tabuleiro + 1 dado para o jogo “Ligue os pontos Coloridos”. É enviado por e-mail.

Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *