O-lá!
Sabemos que estimular a atenção, a percepção, a orientação espacial, a concentração tem grande importância para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Estas habilidades serão fundamentais para o seu bom desempenho em todas as áreas do conhecimento. Quanto mais cedo forem estimuladas, melhor. Obviamente não estou me referindo a estimulá-las a fim de que deem conta de atividades as quais ainda não têm maturidade para compreender, mas, por exemplo, quando mostramos para uma criança de três anos algumas flores e pedimos para ela observar atentamente os detalhes de cada uma delas: formato de pétalas, textura, miolo, cores, perfume, estamos mostrando para ela a possibilidade de colocar as coisas em uma relação, ou seja, verificar semelhanças e diferenças. Isso é estimular o pensamento lógico 😉
Uma pessoa com desenvolvimento cognitivo bem organizado tem um bom desempenho em atividades intelectuais, mas, sobretudo, consegue encontrar soluções para os seus problemas do dia a dia de maneira mais fácil.
[…] Se você exercitar a sua capacidade lógica e de raciocínio, o seu cérebro bem treinado vai lhe ser útil não só em operações intelectuais, mas também no dia a dia […]. (LÓGICA, p. 216, 2006).
Isso precisa acontecer de maneira gradativa, de acordo com o que a criança dá conta e, principalmente, de forma lúdica, pois dependendo de como os assuntos são apresentados, podem gerar aquelas falas: “eu não gosto de matemática”, ou então “pensar é difícil”. Depois de um bloqueio gerado, ou seja, a criança achar que é incapaz de resolver uma determinada atividade, ficará muuuito mais difícil convencê-la do contrário!
Vamos ao jogo que eu trouxe como indicação hoje?
Sugestão de uso:
O jogador precisa escolher uma ficha com um quadrado.
Depois pega uma cartela com o mesmo número e deverá apontar quais das peças disponíveis ele acha que formarão o quadrado da ficha. Este é um exercício de comparação feito mentalmente, mas você pode, por exemplo, sugerir que ele conte os quadradinhos.
Em seguida, o jogador pega as peças iguais às que ele sinalizou que formam o quadrado e tenta montar para verificar se o palpite dele estava correto.
Se você tiver peças de Lego pode pedir para ele representar a figura em 3D.
É isso! Simples e maravilhoso este jogo, você não acha?!
Abaixo tem um vídeo explicando o passo a passo. Espero que contribua.
Um forte abraço e até a próxima semana.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LÓGICA, estrutura e memória. In: 101 maneiras de melhorar sua memória. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2006.
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital em formato PDF contendo:
- 12 cartelas;
- 12 fichas;
- 15 peças;
- 01 embalagem;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail.
-
Arquivo Peleja LógicaR$9.90
Comentar