Sílaba repetida

Sílaba repetida
Compartilhe

Oieee!!!
Estimados e estimadas, vocês que acompanham nosso trabalho já devem estar acostumados(as) a ver nosso material plastificado. É uma forma de aumentar a durabilidade dos jogos e, também, utilizamos como estratégia para a criança poder escrever com canetinha sobre o plástico e, após o uso, apagar com uma flanela. Desta forma podemos reaproveitar o material com muitos aprendentes. Porém, pensamos em uma maneira muito mais prática e também econômica!!! Já perceberam na imagem? Sim, colocamos as cartelas em saquinhos plásticos. Claro, o material plastificado fica mais firme. No entanto, esta ideia do saquinho é uma opção a mais, especialmente, em uma época que precisamos de estratégias para economizar. Gostaram desta sugestão?

Agora vamos à explicação do jogo que, além de ser um recurso lúdico para aprendentes em processo de alfabetização, também estimula a atenção, a percepção e a concentração. Ah, a gente ama tudo isso!!!

[…] atividades que exigem uma grande precisão manual ou uma análise profunda e cuidadosa requerem a sua total concentração. (ATENÇÃO, p. 48, 2006)

Durante esta atividade se o jogador perder a concentração, possivelmente, terá que começar a procurar a sílaba novamente. Como é um jogo, a probabilidade que terá um esforço, por parte dele, para se manter concentrado é muito maior. Evidente que é necessário fazer as adaptações necessárias para não ser uma experiência muito difícil e nem muito fácil 😉

É hora do jogo!

Sugestão de uso:

Colocar as cartelas dentro de uma caixa ou sacola escura. Cada jogador pega uma cartela (sem escolher). Quando o mediador disser: “já!”, os jogadores devem procurar e marcar a sílaba repetida em suas cartelas. Em seguida, precisam falar ou escrever uma palavra que tenha a sílaba encontrada. Quem conseguir faz ponto. Ganha o jogo quem chegar a cinco pontos primeiro.

Observação: Para alguns aprendentes será necessário dar pistas. Por exemplo: “está na segunda e quarta linha” ou “está embaixo da sílaba /CA/”. Para outros, o jogo será mais desafiador se for determinado um tempo para que eles encontrem a sílaba.

Ficamos por aqui!

Bju

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ATENÇÃO e concentração. In: 101 maneiras de melhorar sua memória. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2006.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 20 cartelas para o jogo: “Sílaba repetida” (são 10 cartelas com sílabas simples + 10 cartelas com sílabas simples e complexas). É enviado por email.

Compartilhe

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.