Comum, diferente

Comum, diferente

Oie!

Gente, quanto mais alto o nível do nosso vocabulário, mais alto podemos ir no nível de pensamento, de entendimento sobre algo. Para uma boa compreensão é necessário um repertório rico de conceitos. Uma pessoa que passou por privação cultural, possivelmente, irá apresentar dificuldade de entendimento sobre as coisas, sobre o mundo.

Da mesma forma que falamos da importância da linguagem, precisamos falar da necessidade da comparação, de colocar as coisas em relação umas com as outras para fazer análise, síntese, classificar, categorizar, raciocinar dedutivamente e indutivamente, perceber. Um vocabulário rico em conceitos facilita esse processo. Além do mais, precisamos utilizar a comparação até mesmo em tarefas simples do nosso cotidiano, por exemplo, quando fazemos uma compra é recomendável que façamos uma comparação de preço, de qualidade, de quantidade, …

A atividade que eu trouxe como sugestão hoje tem o propósito de fazer com que as crianças coloquem as coisas em relação (comparem) e, também, estimular o aumento do repertório de conceitos.

Tem arquivo PDF com esta atividade na nossa loja. Para adquirir clique no link no final deste post.

Sugestão de uso:

Entregue a pasta para a criança, ela deverá comparar os objetos e dizer o que eles têm de comum e o que têm de diferente.

Exemplo:

Carro e avião.

Comum: São meios de transporte.

Diferente: aéreo e terrestre.

O importante é que a criança apresente uma comparação lógica. Portanto, para as mesmas figuras a criança poderá chegar à conclusões diferentes.

Exemplo:

Comum: são brinquedos.

Diferente: carro, avião.

A atividade pode ser simples, mas, dependendo da idade e conhecimento prévio das crianças, pode ser bem desafiadora. 🙂

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:

  • 14 cartas (17,50cm x 12,50cm);
  • Instruções de uso.

É enviado por e-mail.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *