Oieee!!!

Queridos(as), vamos falar um pouco a respeito da atenção?

Sabemos que, em alguns casos, delegar uma atividade para uma criança dizendo: preste atenção(!), e esperar que ela consiga atender a nossa solicitação e realizar com autonomia e eficiência, pode ser frustrante. Agora, é complicado afirmar que a criança não prestou atenção, afinal, se pararmos para refletir, a criança sempre está prestando atenção em algo, só, não necessariamente, sua atenção está voltada para o que é preciso e desejado por nós.

De acordo com o que Cypel (2007, p. 376) cita no livro Transtorno da Aprendizagem:

A função atencional tem um papel fundamental no desempenho das funções executivas e deve ser considerada como parte integrante desse sistema funcional. Recebe influências multifatoriais e sua participação é condição básica para realização dos objetivos determinados, intervindo em todas as etapas. A atenção inclui-se no processo com os seus subtipos: estado de alerta, atenção sustentada, seletiva, serial, de deslocamento, compartilhada, e os chamados mecanismos inibitórios que favorecem a exclusão dos estímulos, que não interessam ao objetivo atual.

Um outro detalhe que também pode interferir no transcorrer de uma atividade é que a criança talvez atenda a nossa solicitação e consiga prestar atenção, mas se não possuir estratégias organizativas o trabalho poderá sair prejudicado.

Na atividade de hoje vamos fazer um passo a passo. Isso ajudará a criança a compreender o processo para se organizar, planejar, perceber, e, por fim, conseguir chegar ao objetivo: organizar figuras levando em consideração sequência e direção. De maneira lúdica, vamos deixar a criança consciente da necessidade de criar estratégias para executar com eficiência uma determinada tarefa solicitada.

Tem arquivo PDF com as cartelas para esta atividade na nossa loja. É enviado por e-mail. Para adquirir clique no link disponível no final deste post.

Sugestão de uso:

  1. Mostre uma cartela e deixe a criança observar todas as figuras. Após, retire, apresente as cinco figuras e pergunte: “Qual destas figuras não estava na cartela?”.
  2. Mostre a mesma cartela e deixe a criança observar a sequência das figuras. Após, retire a cartela e diga: “Organize as figuras na mesma sequência”.
  3. Mostre novamente a mesma cartela e deixe a criança observar a direção das figuras. Após, retire a cartela e diga: “Organize as figuras na mesma direção”. Instigue a criança a dizer as direções (para direita, para esquerda, para cima, para baixo).

Achei que um vídeo poderia ser mais explicativo, então preparei este abaixo. Espero que contribua. 🙂

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 20 cartelas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *