Trilha b d

Trilha b d

Oieee!!!

Gente, quem trabalha com alfabetização sabe que é comum, no início do processo, as crianças trocarem as letras b/d. Afinal, para fazer essas letras é preciso somente um traço e uma bolinha (como diriam as crianças…rs). O que as diferencia é para que lado do traço a bolinha fica (direita ou esquerda). Na idade que nossas crianças estão sendo alfabetizadas a maturidade neurológica delas, em relação às noções de direita e esquerda, ainda está em desenvolvimento. Por isso precisamos encarar essas trocas como fazendo parte do processo. Brincar e jogar fará o caminho mais suave!!! Claro que, se essas trocas persistirem e vierem acompanhadas de outras dificuldades, uma avaliação psicopedagógica é recomendável.

Então, vamos a uma ideia? Tem arquivo PDF com o tabuleiro e os círculos com as letras b/d (para serem colados em um dado que você já tenha) disponível na nossa loja. Aproveita que estou fofa(!) e o arquivo PDF é GRÁTIS!!! Clique no link disponível no final deste post.

Sugestão de uso:

Coloque o tabuleiro em uma mesa. As crianças deverão definir quem ficará na trilha do “b” e quem ficará na trilha do “d”.

Cada criança, na sua vez, joga o dado. Se cair a letra que a criança escolheu ela faz o traçado, com uma canetinha, por cima de uma das letras no seu lado da trilha. Ganha o jogo quem chegar primeiro no final da trilha. Se, previamente, você plastificar ou aplicar papel Contact no tabuleiro, após o uso, é só apagar com uma flanela.

Variação: As crianças podem ser desafiadas a falar palavras que tenham as suas respectivas letras.

Gostou da ideia? Então vai rápidoooo, clique abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS(!) com 1 tabuleiro e círculos com as letras b/d. É enviado por e-mail. Ah, e #avisaasamigas ! 🙂

2 Comentários

  • LUCÉLIA BARBOSA DA SILVA Publicado 10 10-03:00 outubro 10-03:00 2018 2:36 PM

    Parabéns. excelente atividade

  • Sonia Oliveira Publicado 29 29-03:00 agosto 29-03:00 2018 1:31 PM

    Parabéns pela iniciativa de compartilhar!!

Comentar

Deixe um comentário