Cabo de Guerra (de dedo)

Cabo de Guerra (de dedo)

Olá!

Em que consiste pensar logicamente? É integrar novas ideias, informações e fazer associações com algum conhecimento prévio que já dispomos com o objetivo de solucionar um determinado problema, desafio. E tudo isso só é possível a partir de um processo de pensamento. Ou seja, para pensar logicamente é preciso ter repertório, conhecimento prévio. E como uma pessoa adquire esta “bagagem”? Através de experiências, e, principalmente, nos primeiros anos de vida, através do concreto, do lúdico.

A única forma que a criança tem de pensar sobre as coisas que a rodeiam, é a partir de suas próprias experiências, daquilo que ela descobriu. (SIMONS, 2003, p. 29)

 O jogo que eu trouxe hoje como sugestão vai além do objetivo de proporcionar o ensino dos nomes das formas geométricas. A ideia é instigar as crianças a compararem as formas, fazer associações. Estas ações são importantes para seu desenvolvimento cognitivo, ou seja, para o pensamento lógico.

Vamos à explicação:

Para este jogo é necessária uma superfície plana e lisa, exemplo: mesa, carteira.

Coloque as fichas com imagens de formas geométricas viradas para baixo.

Os jogadores pegam uma cartela, escolhem quem ficará com cada lado e verbalizam: nome da forma geométrica, tamanho, cor.

Em seguida, cada um, na sua vez, vira uma ficha.

Os jogadores comparam a figura da ficha com as que cada um tem em seu lado (tamanho, cor e forma).

Se a figura tiver algo em comum com uma das duas figuras, este jogador fica com a cartela.

Porém, se os jogadores chegarem à conclusão de que a figura da ficha tem algo em comum com as duas figuras da cartela, eles deverão disputá-la no “Cabo de guerra de dedo”.

Funciona assim: os jogadores colocam o dedo indicador na ponta do seu lado da cartela. E ao sinal de 1,2,3 … Deslizam a cartela para o seu lado. Quem ganhar a disputa, fica com a cartela.

Obs.: Não vale “puxar” a ponta da cartela com os dedos. A ideia é fazê-la “deslizar” sobre a mesa.

Então, gostaram deste jogo? Bem diferente, não é mesmo? Logo abaixo tem um vídeo que pode contribuir para entender melhor como o jogo funciona.

Vou amar saber como foi a utilização dele com as crianças. Então me contem depois 😉

Um forte abraço

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SIMONS, Ursula Marianne. Blocos lógicos. Curitiba: Hubertus, 2003.

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1 Comentário

  • Maria Stella Publicado 27 27-03:00 julho 27-03:00 2022 2:04 PM

    Adoro todas as tuas sugestões de atividades e jogos. Parabéns!!♥️

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