Domissilexa

Domissilexa

O-lá!

Lembra que há algumas semanas eu compartilhei aqui no site o jogo Domissílabas, um jogo de dominó com sílabas simples? Pois bem, atendendo a pedidos, desenvolvi o Domissílexa que tem, além de sílabas simples, sílabas complexas.

Os dois jogos, com níveis diferentes, podem servir tanto para promover o aprendizado quanto para avaliar os conhecimentos já adquiridos pelas crianças. Sim, avaliar, porque você sabe que, durante um jogo, geralmente, as crianças estão mais soltas, justamente por se sentirem mais livres do “olhar avaliativo”. Então, por exemplo, é possível utilizar o Domissílabas (sílabas simples) e ver o desempenho das crianças. Se o nível de conhecimento destas sílabas estiver dominado, então é melhor apresentar o Domissílexa (sílabas complexas).

Agora, o registro após uma brincadeira é sempre importante para consolidar a aprendizagem. Querem uma sugestão?

Após algumas rodadas do jogo, é possível ampliar e fazer uma brincadeira. Por exemplo, colocar as peças do dominó em um saco. Você retira uma peça e, sem revelar a figura, fala uma sílaba. As crianças tentam lembrar qual figura estava no dominó, com aquela mesma sílaba, e escrevem o nome. 

Viu que desta forma também estimulamos e avaliamos como está a memória das crianças?! Ou seja, algumas vezes buscamos um instrumento avaliativo e o jogo pode ser nosso melhor aliado.

[…] Para a realização de uma avaliação significativa, o profissional deve deter-se no planejamento e na escolha do instrumento […]. (VALIATI, 2017, p. 51)

Agora vamos à explicação mais detalhada deste jogo que, apesar de se basear no jogo de dominó tradicional, possui algumas peculiaridades.

Sugestão de uso:

Distribua as peças igualmente entre as crianças. Se sobrar, reserve para uma eventual “compra”.

Sorteiem quem colocará a primeira peça no centro da mesa.

O jogador seguinte deve colocar uma peça que forme o nome da figura. Uma pista é que as sílabas que formam a palavra têm as mesmas cores. Porém, isto não quer dizer que qualquer sílaba que tenha a mesma cor formará o nome da figura! É preciso ficar atento a isso. 

Gente, espero que as informações aqui compartilhadas tenham sido úteis.

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

VALIATI, Marcia Regina Machado Santos. Promoção e proteção ao desenvolvimento infantil. In: ANTONIUK, Sergio Antonio; et all. Praticas em neurodesenvolvimento infantil: fundamentos e evidências científicas. Curitiba: Íthala, 2017.

Veja o vídeo com a explicação do jogo 😉

Clique no link para adquirir o arquivo PDF contendo: 24 peças, 01 embalagem, instruções de uso. É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar 😉

4 Comentários

  • JOSIANE APARECIDA DA SILVA DOS SANTOS Publicado 20 20-03:00 julho 20-03:00 2022 9:05 AM

    Bom dia. Vc realiza clínica a distância?

    • Solange Moll Publicado 20 20-03:00 julho 20-03:00 2022 9:10 AM

      bom dia! Não, querida!
      um abraço

  • Márcia Cristina de Andrade Silva Publicado 20 20-03:00 julho 20-03:00 2022 7:48 AM

    Seus jogos tem auxiliado bastante a meus alunos da sala de recursos multifuncionais. Gratidão!!!

    • Solange Moll Publicado 20 20-03:00 julho 20-03:00 2022 9:13 AM

      Ah, Márcia! Tão bom saber isso! Agradeço imensamente seu feedback. Dê um abraço nas crianças por mim.

Comentar

Deixe um comentário