Dê a Volta

Dê a Volta

O-lá!

É bem popular o jogo de Bingo, não é mesmo? Pois bem, o jogo que eu estou compartilhando hoje lembra o bingo, mas com uma pitada a mais de desafio.

O objetivo do jogo é, claro(!), estimular a alfabetização, mas também a atenção, a orientação espacial, o pensamento lógico.

No dia a dia é importante estimularmos o nosso cérebro e o da criançada com novos desafios. Pensar de forma diferente do convencional, seguir novas rotas. Sair dos modelos já pré-estabelecidos. Isso faz com que ampliemos nossa capacidade de lidar com situações novas e estimula, inclusive, a criatividade.

[…] aceitar as mudanças que se apresentam e estar aberto a aprender coisas novas nos ajudam a ampliar nosso leque de experiências, proporcionando, assim, estimulação ao cérebro e reduzindo o nível de dificuldade e perda cognitiva. (AMARAL; NASCIMENTO, 2020, p. 14)

Você verá na explicação do jogo “Dê a Volta”, que ele traz um desafio além de ler uma palavra e procurar uma figura correspondente. Com níveis diferentes de dificuldade (há palavras com quatro, cinco, seis, sete letras), ele desafia a criança a pensar sobre qual letra deve seguir. A criança terá como pista o começo, mas e depois? É justamente este detalhe que fará mais desafiador este jogo. Vamos à explicação?  

Sugestão de Uso:

Entregue para cada jogador ou dupla uma cartela e marcadores (miçangas, bolinhas de papel).

Coloque as fichas com letras dentro de uma sacola.

Cada jogador, na sua vez, retira uma ficha da sacola. Juntos tentam identificar o nome de um dos objetos disponíveis nas cartelas, que é possível formar com as letras desta ficha. Atenção: a letra em destaque é o início da palavra. Depois, é preciso dar a volta (seguindo a sequência das letras) para descobrir o nome do objeto. Nas palavras com mais de quatro letras pode ser que seja necessário seguir para cima e depois para a direita, ou então, para baixo e depois para a esquerda… Os jogadores precisarão descobrir. 

O jogador que tiver em sua cartela a imagem do objeto correspondente à palavra sorteada deve marcar.

Ganha o jogo quem completar toda a sua cartela primeiro.

Obs.: Se você for utilizar o jogo com poucas crianças, pode distribuir mais de uma cartela para cada uma delas.

Gostou do desafio proposto neste jogo? No vídeo a seguir está uma explicação mais detalhada de como utilizá-lo.

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

AMARAL, Anderson; NASCIMENTO, Adriana Limeira do. Jogos de estimulação cognitiva e motora. Rio de Janeiro: Wak, 2020.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital formato PDF contendo 24 cartelas com figuras, 24 fichas com palavras, 01 embalagem, instruções de uso. É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar 😉

Comentar

Deixe um comentário