O-lá!
Estamos enfrentando um período muito crítico na educação, não é mesmo? Para crianças em processo de alfabetização então… está complicado! Para não dificultar ainda mais é preciso que nós, os “adultos”, não sobrecarreguemos as crianças com a nossa ansiedade e talvez desespero.
Por falar em ansiedade e desespero…. também precisamos avaliar com cuidado e separar o que é decorrente da situação de pandemia, que acabou afetando a todos, do que já vem acontecendo há muito tempo. Porque “euzinha” aqui, a Sol, vejo constantemente uma busca acelerada por alfabetizar cada vez mais cedo as nossas crianças. Isso não significa que devemos ficar de braços cruzados. No entanto, é preciso respirar, aquietar o coração e fazer o possível para cada dia porque não podemos de maneira nenhuma queimar etapas.
O mundo do instantâneo espera que as crianças amadureçam bem antes do esperado em outras épocas. […] (BARBOSA, 2002, p. 114)
Sendo assim, desejo que possamos seguir sem atropelos. Nosso trabalho pode transformar vidas, mas para isso precisamos um passo ou passinho de cada vez.
O jogo que eu trouxe hoje tem objetivo de estimular a alfabetização, a atenção, a tolerância a frustração. Ah, a frustração… Precisamos lidar com esta “danadinha” constantemente. As crianças também precisam desenvolver essa habilidade.
Sugestão de Uso:
Coloque as fichas com sílabas dentro de uma caixa/sacola.
Entregue para cada jogador/dupla uma cartela e um lápis/canetinha.
Tire da caixa uma ficha. Os jogadores que tiverem em suas cartelas uma palavra que esteja faltando a sílaba sorteada devem completar.
Ganha o jogo quem completar primeiro toda a cartela.
Dica: Os jogadores podem primeiro escrever as sílabas que estão faltando nas cartelas e, conforme você for sorteando, eles riscam.
Encerro este texto deixando o meu mais sincero abraço a você que trabalha na área da educação, especialmente, com alfabetização. Espero que, de alguma forma, eu também esteja contribuindo. Você e as crianças são a razão deste site existir.
Até o próximo post.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BARBOSA, Laura Monte Serrat. PCN: parâmetros curriculares nacionais: o papel da escola no século XXI. Curitiba: Bella Escola, 2002.
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital em formato PDF contendo:
- 20 cartelas;
- 20 fichas com sílabas;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail.
-
Arquivo Complete as SílabasR$8.00
1 Comentário
Tenho interesse em adquirir um dos produtos, mas preciso de informaçóes. Qual o tipo de papel sugerido e qual impressora usar?
Comentar