consciencia fonemicaOlá, queridas e queridos!!!

O post de hoje traz uma ideia que eu gosto muito. E as crianças também!

Trabalhar com histórias é excelente porque, geralmente, nesses momentos as crianças prestam atenção, fazem associações, e, assim, constroem conhecimento. Então, vamos aproveitar!!!

O objetivo é trabalhar consciência fonêmica que é a habilidade de ouvir, identificar e manipular individualmente os menores sons da fala, ou seja, os fonemas. Vários estudos têm demonstrado que, dentre outros quesitos, precisamos desenvolver esta habilidade para facilitar o processo de alfabetização das nossas crianças. Especialmente crianças com Dislexia.

É necessário:

– fantoche;

consciencia fonemica gabarito– cartas com histórias (eu criei pequenos textos e troquei algumas letras das palavras).

Procedimento:

Você pode utilizar o fantoche para dizer que “ele” (na verdade você!) quando fala troca alguns sons. Então, conforme a história for sendo contada, as crianças deverão estar atentas para identificar as trocas e corrigir.

Ai, gente! Esta é uma ideia muito divertidaaaa!

Na nossa loja deixei um arquivo em PDF com as histórias que criei para trabalhar com as minhas crianças. É enviado por e-mail. Clique no link abaixo.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *