Decifre a frase

Decifre a frase

Oie!!!

Sabemos que as crianças aprendem a linguagem oral por estarem envolvidas com a sua utilização. Da mesma forma, elas se esforçam em compreender a linguagem escrita se esta lhes faz sentido, proporciona curiosidade, necessidade e meios para testar hipóteses. Agora, não podemos nos esquecer que, ao contrário da linguagem oral, a linguagem escrita não é um processo natural. Ou seja, é necessário ensino.

[…] a aprendizagem da escrita não é um processo natural, como é a aquisição da fala. […] a escrita precisa ser ensinada por meios de métodos que orientem o processo de aprendizagem do ler e do escrever. […] (SOARES, p. 45, 2016)

Cada avanço da criança deve ser considerado. Isso vai além de observar a escrita ortograficamente correta. Apesar de que, obviamente, nosso empenho é voltado para este objetivo, precisamos valorizar o processo. O que ela sabia ontem, o que ela sabe hoje após nossa intervenção? Estas observações ajudarão na caminhada. Inclusive, servirão para nos orientar na mediação mais adequada para cada criança.

O recurso que trouxemos como sugestão hoje pode ser muito útil. Sugerimos duas opções de uso, mas, o recomendável, é que sejam feitas as adaptações de acordo as observações que vocês fizerem das crianças.

Sugestões de uso:

Opção 1:

Cobrimos a imagem e lemos a frase para a criança (caso, neste momento, a leitura esteja em um nível muito complexo para ela), omitindo a palavra que está com as letras embaralhadas. A criança precisará descobrir, de acordo com a leitura que ouviu, qual palavra está faltando na frase. Após o palpite da criança revelamos a imagem. Em seguida, ela deve escrever a palavra já sabendo que será necessário utilizar as letras que estão embaralhadas.

Opção 2:

Cobrimos a imagem e as letras da palavra que estão embaralhadas. A criança lê e tenta identificar qual palavra pode estar faltando para que a frase tenha coerência. Após a tentativa de escrita da criança revelamos a imagem e as letras embaralhadas.

Para finalizar, que tal construir uma história utilizando uma das frases?

Ficamos por aqui! Um forte abraço e até o próximo post.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:

  • 25 páginas;
  • Instruções de uso.

É enviado por e-mail.

Solange Moll

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná), Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP – The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém – Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Psicomotricista Relacional. Mãe Atípica. Apaixonada por desenvolver jogos e compartilhar com vocês.

Comentários

5 respostas para “Decifre a frase”

  1. Avatar de Lúcia
    Lúcia

    AMEEEEEEI!!! Que atividade bacana. bjka

    1. Avatar de Solange Moll
  2. Avatar de Fabiana Maria de Sairre Balsamo Antonio
    Fabiana Maria de Sairre Balsamo Antonio

    Parabéns adorei

    1. Avatar de Solange Moll
      Solange Moll

      Ah, que delícia, Fabiana!!! Acabei de publicar e já recebi seu comentário! Saiba que isso é um excelente incentivo ao meu trabalho. Quem não gosta de um carinho assim, não é mesmo? Mil beijos

Deixe um comentário