Decifre a frase

Decifre a frase
Compartilhe

Oie!!!

Sabemos que as crianças aprendem a linguagem oral por estarem envolvidas com a sua utilização. Da mesma forma, elas se esforçam em compreender a linguagem escrita se esta lhes faz sentido, proporciona curiosidade, necessidade e meios para testar hipóteses. Agora, não podemos nos esquecer que, ao contrário da linguagem oral, a linguagem escrita não é um processo natural. Ou seja, é necessário ensino.

[…] a aprendizagem da escrita não é um processo natural, como é a aquisição da fala. […] a escrita precisa ser ensinada por meios de métodos que orientem o processo de aprendizagem do ler e do escrever. […] (SOARES, p. 45, 2016)

Cada avanço da criança deve ser considerado. Isso vai além de observar a escrita ortograficamente correta. Apesar de que, obviamente, nosso empenho é voltado para este objetivo, precisamos valorizar o processo. O que ela sabia ontem, o que ela sabe hoje após nossa intervenção? Estas observações ajudarão na caminhada. Inclusive, servirão para nos orientar na mediação mais adequada para cada criança.

O recurso que trouxemos como sugestão hoje pode ser muito útil. Sugerimos duas opções de uso, mas, o recomendável, é que sejam feitas as adaptações de acordo as observações que vocês fizerem das crianças.

Sugestões de uso:

Opção 1:

Cobrimos a imagem e lemos a frase para a criança (caso, neste momento, a leitura esteja em um nível muito complexo para ela), omitindo a palavra que está com as letras embaralhadas. A criança precisará descobrir, de acordo com a leitura que ouviu, qual palavra está faltando na frase. Após o palpite da criança revelamos a imagem. Em seguida, ela deve escrever a palavra já sabendo que será necessário utilizar as letras que estão embaralhadas.

Opção 2:

Cobrimos a imagem e as letras da palavra que estão embaralhadas. A criança lê e tenta identificar qual palavra pode estar faltando para que a frase tenha coerência. Após a tentativa de escrita da criança revelamos a imagem e as letras embaralhadas.

Para finalizar, que tal construir uma história utilizando uma das frases?

Ficamos por aqui! Um forte abraço e até o próximo post.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 25 páginas para a atividade “Decifre a frase”. É enviado por e-mail.

Compartilhe

5 Comentários

  • Robson Postado 8 08-03:00 maio 08-03:00 2020 7:13 PM

    Livro

  • Lúcia Postado 6 06-03:00 maio 06-03:00 2020 10:17 AM

    AMEEEEEEI!!! Que atividade bacana. bjka

    • Solange Moll Postado 6 06-03:00 maio 06-03:00 2020 2:22 PM

      Brigaduuuuu!!! <3

  • Fabiana Maria de Sairre Balsamo Antonio Postado 6 06-03:00 maio 06-03:00 2020 8:42 AM

    Parabéns adorei

    • Solange Moll Postado 6 06-03:00 maio 06-03:00 2020 8:47 AM

      Ah, que delícia, Fabiana!!! Acabei de publicar e já recebi seu comentário! Saiba que isso é um excelente incentivo ao meu trabalho. Quem não gosta de um carinho assim, não é mesmo? Mil beijos

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.