Separe as palavras

Separe as palavras
Compartilhe

Oie!!!
Mediar o processo de alfabetização é, certamente, uma das profissões mais belas. Conforme as crianças (jovens, adultos) vão avançando na construção da leitura e da escrita ficamos com o coração saltitante de alegria. E não é para menos, afinal, sabemos que podemos modificar totalmente a trajetória de vida de uma pessoa através da sua condição leitora.

[…] aprender a ler e a escrever e, além disso, fazer uso da leitura e da escrita transformam o indivíduo, levam o indivíduo a um outro estado ou condição sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, entre outros. (SOARES, p. 38, 2001).

No entanto, este caminho é feito de muitas etapas e traz desafios. Uma coisa é certa(!), conforme vamos adquirindo prática e conhecimento do processo de construção da leitura e escrita, conseguimos compreender, identificar e mediar muito melhor cada uma das etapas.

O recurso que trouxemos como sugestão hoje é excelente para aguçar a curiosidade e a imaginação das crianças, mas, é também, apropriado para utilizar como ferramenta de intervenção com crianças que estejam apresentando hipótese de escrita alfabética, porém, com dificuldade na segmentação de palavras. Ah, podem comemorar porque o arquivo PDF está GRÁTIS na nossa loja! <3

Sugestão de uso:

Colocar as páginas em uma pasta catálogo (aquelas com plástico) e entregar para a criança. Explicar que, em cada página, há um título de alguma história. Possivelmente, ela já conhece ou ouviu falar. As imagens servirão de pistas. O desafio da criança será separar as palavras do título colocando cada uma delas em um quadro. Ela pode escrever com canetinha sobre o plástico. Após o uso é só apagar com uma flanela.
Podemos concluir esta atividade com a leitura de alguma história que a criança não conhece ou tem interesse em reler.

Ficamos por aqui!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001

Clique abaixo para adquirir o arquivo pdf GRÁTIS com 10 páginas para a atividade “Separe as palavras”. É enviado por e-mail.

Compartilhe

3 Comentários

  • Priscila Fontes Postado 13 13-03:00 maio 13-03:00 2020 1:14 PM

    Sol, vc não se cansa de ser assim tão incrível? <3
    Obrigada por mais este presente

    • Solange Moll Postado 13 13-03:00 maio 13-03:00 2020 3:08 PM

      …rsrs obrigada querida!

  • Luciana Postado 13 13-03:00 maio 13-03:00 2020 9:56 AM

    Ameiiii! Quero muito. Obrigada por sua contribuição de sempre

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.