Oie!!!
Nós queremos que a criança acredite na sua própria capacidade de pensar, certo? Também sabemos que a construção do número envolve um conhecimento muito maior do que saber recitar os números decor, não é mesmo?!
Então, uma boa estratégia para estimular a construção do número e também contribuir para que a criança acredite em si mesma é trabalhar com estimativa, pois ela terá que recorrer as suas experiências para resolver um problema. Talvez na primeira tentativa ela realmente “chute” sem nenhuma estratégia lógica, mas, pouco a pouco conforme a criança for estimando e verificando se chegou perto, se ficou longe,… ela vai começar a pensar logicamente antes de sugerir uma quantidade. Na verdade, o que mais queremos é que a criança chegue o mais próximo possível e não, necessariamente, acerte “na mosca”. Mas, se acertar, vamos comemorar \o/.
Sugestão de materiais:
- uma pasta arquivo (aquelas com plástico) com quantidades diferentes de figuras em cada página. O material que utilizamos está disponível em arquivo PDF na nossa loja. Clique no final deste post para adquirir;
- canetinha;
- flanela.
Procedimento:
A criança deverá observar as marcas de patas na página e, sem contar, dar um palpite de quantas têm. Após, ela deverá contar. Por último, ela verifica a diferença de quantas ela achou que tinha e quantas realmente têm.
Simples e maravilhosa esta atividade, vocês não acham?!
Ah, as anotações podem ser feitas com canetinha sobre o plástico. Após o uso é só apagar com uma flanela.
Bjão e tchau! 🙂
Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 15 páginas;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail.
-
Arquivo estimando e contandoR$8.50
1 Comentário
Muuuuito legal! Sabe que eu sei que esse conteúdo é muito importante na formação das crianças mas tenho que confessar que eu não gosto muito de trabalhá-lo. Acho difícil fazer com uma turma cheia, pois o correto é ficar de olho nessa última parte em que eles tem que calcular a diferença. Mas com esse jogo fica ótimo! E dá pra ampliar com mais atividades assim
Comentar