Oieee!!!

Gente, sabemos que a criatividade está presente na capacidade de desenvolver um produto novo, em encontrar uma solução para um problema, em pensar algo que ninguém havia imaginado…
Ok, mas e como podemos estimular a criatividade? Sem dúvida nenhuma(!), fomentar o “pensar diferente”, por outro ângulo, livre de ideias preestabelecidas, já é um bom começo.
O post de hoje traz uma sugestão de atividade que pode ser utilizada para instigar a criatividade de crianças e adolescentes.
Vocês irão perceber que não há uma única resposta correta. Justamente porque queremos que a criatividade seja aguçada através de um problema que a criança ou adolescente terá que resolver. No caso, uma frase que está sem sentido porque está faltando um começo ou um final.

 

Materiais necessários:

– Cartas faltando o início ou o final das frases. Tem arquivo PDF com as cartas que utilizei disponível na nossa loja. É enviado por e-mail;

– lápis;

– borracha;

– folhas A4 ou caderno.

 

Procedimento:

A criança ou adolescente escolhe uma carta. Após, deverá completar a frase com o início ou o final. O que estiver faltando. Não há uma única resposta correta; na verdade, há muitas possibilidades. O importante é que a criança consiga formular uma frase com coerência.

Após pode ser ampliado para produção de uma história. 🙂

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 16 cartas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *