Leia e responda

Leia e responda
Compartilhe

Oieee!!!

Hoje tem arquivo PDF GRÁTIS!!! Uhuuu! Podem comemorar!

Gente, sabemos que, a melhor maneira de estimular a competência leitora das nossas crianças é proporcionar leitura. Quanto mais gêneros textuais elas tiverem acesso, mais familiarizadas ficarão com o universo da leitura e o letramento vai acontecendo.

Apresentar textos curtos pode ser uma boa estratégia para as crianças que estão iniciando o processo.  Obviamente que, classificar se o texto é longo ou suficientemente curto, é o educador que poderá fazer, porque a seleção deve ser feita de acordo com os conhecimentos prévios da criança. Digo isso porque para algumas crianças conseguir ler uma palavra representa um desafio, enquanto que para outra, ler uma frase é um desafio mais adequado. Agora, também é bacana deixar a criança escolher. Confesso que prefiro esta última opção. E, supondo que, no transcorrer da leitura eu perceba que a criança esteja apresentando cansaço vou lendo com ela. Ou seja, leio uma parte e ela lê outra. Há muitos métodos de alfabetização, mas é sempre preciso ter flexibilidade para alterar de acordo com as necessidades que irão surgindo.

“Afinal, quem alfabetiza não são os métodos, mas o(a) alfabetizador(a) […]”. (SOARES, 2016, p. 52).

Queridos, deixei o arquivo PDF gratuito com este material na nossa loja. Para receber cliquem no link escrito GRÁTIS disponível no final deste post. Espero que aproveitem e, se o material for útil para vocês, ficarei muito feliz em saber.

Sugestão de uso:

A criança faz a leitura da parlenda. Após, lê a pergunta que se encontra na margem inferior da carta e assinala a resposta correta.

Obs.: Eu plastifiquei as minhas cartas. Desta maneira as crianças podem fazer a marcação com canetinha e, depois do uso, apagamos com uma flanela. Se vocês aplicarem papel Contact o efeito será o mesmo.

É isso!  Espero que contribua muuuito!

Um forte abraço.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 15 cartas para esta atividade. É enviado por e-mail.

 

Compartilhe

4 Comentários

  • Sofia Polónio Postado 2 02-03:00 outubro 02-03:00 2019 3:51 PM

    Adoro.

  • Renata Barros Postado 3 03-03:00 julho 03-03:00 2019 3:38 PM

    Muito fofo!Que capricho e carinho! Obrigada!

  • Joana Andrade Postado 3 03-03:00 julho 03-03:00 2019 11:10 AM

    Já baixei e estou passando aqui para agradecer o material! Você é demais!!! <3

  • Sônia Cavalcante Postado 3 03-03:00 julho 03-03:00 2019 11:08 AM

    Amei, Sol !!! Seu material vai me ajudar muitoooo

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.